
Não é de hoje que Gracyanne Barbosa dá o que falar por conta de seus hábitos alimentares. Conhecida por comer 40 ovos em um único dia, a musa fitness, que é integrante do Big Brother Brasil 2025, surpreendeu aos colegas de confinamento e a audiência ao ingerir frango cru em uma das refeições dentro do programa.
Dentro do confinamento, Gracyanne reduziu drasticamente o consumo, apesar de ter consumido 9 ovos apenas no primeiro dia de reality show. Mas, será que o estilo alimentar da participante é saudável? Quais os riscos de se consumir essa quantidade de ovos e de ingerir carne de frango crua?
“Ovos são alimentos de baixo custo, versáteis, de fácil preparo, possuem proteína de qualidade e colaboram para a construção e reparação muscular. Porém, seu consumo excessivo e repetido é contraindicado”, alerta Amanda Figueiredo, nutricionista clínica pela USP e pós-graduada em saúde da mulher e reprodução humana pela PUC.
“A ciência atualmente indica que o consumo de até um ovo por dia não está associado a um aumento do risco de doenças cardiovasculares na população saudável. Estudos mostram que um consumo moderado, até sete ovos por semana, também se mostra seguro para a maioria das pessoas, sem elevar o risco de mortalidade por doenças cardiovasculares ou outras causas”, explica a médica Paula Pires, endocrinologista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Além disso, segundo a médica, a composição nutricional do ovo pode variar, e fatores como a forma de preparo (frito versus cozido) podem influenciar o impacto na saúde.
De acordo com a nutricionista Amanda Figueiredo, o consumo de até 2 ovos por dia é considerado normal. “Até mesmo porque o consumo de ovos em excesso resulta em uma dieta monótona, na qual a pessoa deposita todas as fichas em único alimento. Não é o indicado. o ideal é que a alimentação seja diversificada e equilibrada. Pois, uma dieta monótona pode resultar em falta de vitaminas, nutrientes e minerais”, completa.
A clara do ovo e seus benefícios para a saúde
“As claras de ovo são uma fonte rica em proteínas de alta qualidade, com um perfil de aminoácidos completo, o que pode contribuir para o aumento da massa muscular e a redução da gordura visceral”, garante a endocrinologista Paula Pires. “Além disso, o consumo de claras de ovo tem sido associado à redução do colesterol plasmático e da acumulação de gordura corporal, o que pode ser benéfico para a saúde cardiovascular”, complementa.
De acordo com a médica, o consumo de claras de ovo pode aumentar a capacidade antioxidante e reduzir o estresse oxidativo, o que é particularmente relevante em populações geriátricas. “Porém, na população geral, não vejo motivos de não consumir o ovo inteiro, ainda mais com moderação, já que é um alimento tão rico nutricionalmente”, pondera.
“Retirar a gema só é necessário em casos específicos, em que há necessidade de fazer uma dieta a fim de reduzir colesterol, já que essa é a parte do ovo que possui maior quantidade de gordura”, complementa Amanda Figueiredo.
Por que não comer frango cru?
Gracyanne foi alertada pela irmã, Giovanna Jacobina, de que o frango em seu prato estava cru, mas a influenciadora comeu mesmo assim, com a justificativa de que estava com fome.
O frango cru pode conter bactérias como a Salmonella, que causa intoxicação alimentar. Em casos raros, ela pode provocar infecções graves e até levar à morte, de acordo com o Ministério da Saúde.
“Comer frango cru é perigoso principalmente por causa do risco de contaminação por bactérias patogênicas que podem estar presentes na carne crua, como a Salmonella e a Campylobacter. Essas bactérias podem causar sérios problemas de saúde, como intoxicações alimentares, com sintomas como diarreia, vômito, dor abdominal e febre”, diz a nutricionista Amanda Figueiredo
Além disso, de acordo com a profissional, o frango pode conter parasitas e outras substâncias nocivas que só são eliminadas com o cozimento adequado, que atinge temperaturas altas o suficiente para destruir esses agentes patogênicos.
“O cozimento do frango até que ele atinja uma temperatura interna segura (normalmente acima de 75°C) é fundamental para garantir a segurança alimentar. Portanto, comer frango cru é altamente desaconselhado e pode levar a sérios problemas de saúde”, completa.
Por fim, ambas as especialistas em saúde concordam que seguir dietas promovidas por influenciadoras e figuras públicas pode apresentar riscos se não forem baseadas em princípios nutricionais adequados ou se não forem personalizadas para as necessidades do indivíduo. “É importante entender que o que funciona para uma pessoa pode não ser adequado para outra, especialmente quando se trata de dietas restritivas ou de modismos” finaliza Dra. Paula Pires.
SERVIÇO:
Amanda Figueiredo – Nutricionista – Site: https://www.amandafigueiredo.
Dra. Paula Pires – Endocrinologista – Site: https://paulapiresendocrino.com.br/
#GracyanneBarbosa #BigBrotherBrasil2025 #BigBrotherBrasil #BBB2025 #BBB #AmandaFigueiredo DraPaulaPires #Nutrição #Endocrinologia #Alimentação #Saúde









