
Dados do Ministério do Turismo apontam para uma tendência que vem sendo observada há alguns anos pelo setor: o crescimento do turismo religioso. De acordo com o Ministério, esse nicho dentro do turismo brasileiro movimenta cerca de R$15 bilhões por ano no País, além de 20 milhões de viagens anuais e 8,1 milhões de viagens domésticas movidas pela fé – turistas, sem contar excursionistas. A seguir, veja algumas das regiões reconhecidas pela peregrinação de fiéis das mais variadas crenças que vêm atraindo turistas nos últimos tempos. A seleção é do Hurb, empresa de tecnologia e inovação que se consolidou como a maior plataforma de viagens online do Brasil.
Santiago de Compostela, Espanha
Famosa por seu renomado “Caminho de Compostela”, a cidade de Santiago é um importante centro religioso cristão que acolhe peregrinos do mundo todo. Conta a tradição que o túmulo do apóstolo Tiago teria sido encontrado na região por um ermitão guiado por uma estrela — daí o motivo do nome de Compostela. Com a descoberta, iniciaram-se peregrinações e romarias no local, até hoje um grande centro de turismo religioso pelas diversas opções de caminhadas que chegam até o local sagrado.
Fátima, Portugal
Fátima é o maior berço religioso de Portugal. Isso porque, de acordo com a fé católica, três pastorinhos que habitavam o local — Lúcia, Francisco e Jacinta — teriam assistido à primeira aparição de Virgem Maria, em maio de 1917. A santa teria aparecido às crianças mais vezes ao longo dos meses seguintes e teria pedido a elas que o terço fosse rezado em uma capela construída em sua memória. Anos depois, a Capelinha das Aparições foi erguida no mesmo local em que as aparições se davam. Posteriormente, o Santuário de Fátima, hoje amplamente visitado por turistas ao redor do globo, foi criado. Outros pontos que também valem a visita – todos dentro do Santuário – são: a Basílica de Nossa Senhora do Rosário – construída toda em pedra calcária branca da região, em seu interior estão sepultados os três pastorinhos -, a Cruz Alta – erguida na zona sul da esplanada, próximo à estátua de João Paulo II – e a própria estátua do ex-papa polonês, outro local bastante procurado pelos turistas.
Lourdes, França
Renomado centro de peregrinação religiosa, Lourdes é outro local em que a Virgem Maria teria feito uma aparição, essa para uma menina de 14 anos, Bernadette Soubirous, em uma gruta rochosa da região. Hoje, acredita-se que uma fonte dentro do local tenha propriedades milagrosas, razão pela qual muitas pessoas viajam à região para deixar muletas e encher garrafas d’água. A menina teve suas visões reconhecidas pelo Vaticano e foi beatificada. O lugar onde ela viveu e uma igreja construída sobre a gruta são hoje algumas das principais atrações aos peregrinos que a região oferece.
Aparecida, São Paulo, Brasil
Quem também faz parte desse seleto grupo de destaque no turismo religioso é Aparecida, município no interior de São Paulo que recebe, a cada ano, segundo o próprio Santuário, cerca de 13 milhões de visitantes em sua Basílica de Nossa Senhora da Aparecida, maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro, no Vaticano. A devoção se deve à crença de que, em 1717, o Rio Paraíba do Sul passava por uma grave escassez de peixes quando três pescadores resgataram uma estátua quebrada de Nossa Senhora. A partir do resgate, as redes passaram a voltar cheias de peixes. Com o milagre, a região se tornou um importante centro de peregrinação, levando à construção da Basílica Velha em 1888, que depois foi substituída pela Basílica atual.
“O turismo religioso é uma tendência que vem crescendo muito nos últimos anos e é importante oferecer às pessoas das mais variadas crenças a oportunidade de visitar lugares sagrados para a fé deles. Cada vez mais, as empresas terão um enfoque voltado à experiência religiosa dos turistas”, diz Lia Coutinho, Head Comercial Internacional do Hurb, empresa de tecnologia que possui a maior plataforma de viagens online do Brasil e que tem pacotes disponíveis para os destinos citados acima.
#TurismoReligioso #Viagens #Hurb