
Seja para ampliar sua cartela de clientes, buscar recolocação no mercado ou novos colaboradores para a sua empresa, o exercício do networking aparece no topo da lista de prioridades para atingir esses objetivos. Com as restrições do isolamento social e home office, oportunidades para conhecer novas pessoas, como eventos corporativos, palestras, happy hours e até as conversas corriqueiras na hora do cafezinho do expediente, ficaram escassas. Por isso, a migração para os espaços virtuais foi intensificada ainda mais. O Linkedin, conhecida como a principal rede social profissional da Internet, acumulou, até o primeiro semestre de 2021, mais de 690 milhões de usuários.
Com, em média, 100 mil novos usuários semanalmente no Brasil, fica nítido que só criar uma conta na plataforma não é suficiente para conseguir boas oportunidades através do Linkedin, o seu acaba virando apenas um número perdido entre o mar de perfis. E, mesmo que não seja viável para você investir nas opções Premium, que abrem funcionalidades como informações adicionais sobre vagas e filtros refinados de pesquisa, ainda há estratégias para que a sua conta deixe de ser inativa e torne-se um direcionamento para uma nova estatística: a das mais de 4 milhões de contratações viabilizadas pelo Linkedin .
“Criar uma conta no Linkedin é um bom primeiro passo para colocar o networking em dia e procurar um emprego. Mas assim como você entrega um cartão de visitas em um evento presencial, é preciso criar um perfil convidativo, com informações úteis para contato e atrair recrutadores. O perfil é a porta de entrada para quem vai te conhecer por meio da rede social” , explica Larissa Marcelino, Coordenadora de Marketing Digital do CEBRAC.
Pensando nesse cenário, Larissa Marcelino, especialista em Marketing do Cebrac, traz 5 dicas e pontos importantes para turbinar seu Linkedin e garantir uma vaga em outubro:
Escolha uma boa foto de perfil – A sua foto é a primeira coisa que as pessoas vão conferir no seu perfil. Segundo o LinkedIn Business, perfis com fotos atraem 6 vezes mais visitantes do que os sem fotos, por isso, é bom caprichar! Evite selfies, fotografias com outras pessoas, muito escuras ou distantes. Uma foto do rosto com um fundo liso por trás é uma opção simples e certeira.
Escolha uma imagem de capa – Para complementar o aspecto visual do seu perfil, não se esqueça de usar também a foto de capa. Usar alguma imagem minimalista, mas referente à sua área de atuação é uma boa alternativa.
Conte um pouco sobre você – Preencher o espaço do “Sobre” é muito importante, porque é através desses caracteres que você terá a oportunidade de “vender seu peixe” logo de cara. Ele funciona quase como uma mini carta de apresentação. Usar palavras-chave relacionadas aos seus objetivos profissionais, habilidades e carreira é um diferencial.
Destaque suas habilidades – Além de mostrar suas experiências profissionais, acadêmicas e certificados, compartilhe as suas habilidades. Sejam elas hard skills ou soft skills, você pode organizá-las em forma de lista, nível e prioridade.
Arregace as mangas – Montou o perfil e já preencheu tudo sobre você e sua trajetória profissional?! Chegou o momento de dedicar pelo menos 2 horas por dia na busca por vagas e para conhecer mais sobre as empresas que estão no Linkedin! Lembre de sempre cadastrar se já fez ou faz trabalho voluntário e/ou intercâmbio. Ambos aspectos são relevantes para que os recrutadores saibam das suas experiências de vida.
SERVIÇO:
Aproveite o início do mês de outubro para dar um “up” na sua carreira! Conheça os cursos profissionalizantes do CEBRAC. Acesse aqui!
#PerfilLinkedin #Linkedin #LinkedinEEmprego #CarreiraEEmprego #Carreira #Emprego #LarissaMarcelino #CEBRAC