
A Samsung selecionou os 10 projetos finalistas da 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, versão brasileira do Solve For Tomorrow com coordenação geral do Cenpec. A iniciativa global da área de Cidadania Corporativa desafia alunos e professores da rede pública a desenvolverem soluções para problemas locais com experimentação científica e/ou tecnológica por meio da abordagem STEM (sigla em inglês para Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática).
O Nordeste é a região mais presente na final dessa 8ª edição do programa, com quatro projetos finalistas. O Sudeste é a segunda região de maior destaque, com três projetos concorrendo ao Prêmio. Quando o filtro é feito por estado São Paulo e Ceará estão na liderança com a maior quantidade de projetos selecionados, com três finalistas cada um. Em seguida estão os estados de Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com uma equipe finalista cada.
Chamam atenção os projetos voltados para as áreas de sustentabilidade, saúde e segurança pública, com ideias inovadoras como uma bomba hidrostática que oferece um sistema de irrigação alternativo de baixo custo, um projeto de reabilitação pulmonar para pacientes com sequelas respiratórias da Covid-19 e o protótipo de uma pulseira alarme, usada para reforçar a segurança de pessoas em situação de perigo.
MENTORIAS TÉCNICAS
Seguindo o cronograma, as 10 equipes finalistas terão mentorias técnicas on-line de 13 de outubro a 8 de novembro, período em que também produzirão um vídeo de até três minutos sobre o protótipo para o site do Prêmio. Serão três vencedores pelo Júri Popular, com votação aberta entre 12 e 17 de novembro, e outros três vencedores nacionais, que serão definidos por avaliação da comissão julgadora também no dia 17, durante a II Mostra Respostas para o Amanhã. A cerimônia de anúncio dos vencedores da 8ª edição acontece no dia 18 de novembro.
Este é o segundo ano em que o programa ocorre de forma totalmente remota. Mesmo assim, houve um aumento de 22% na participação de estudantes, 40% na de professores e 52% na de escolas em comparação a 2020. No Brasil desde 2014, o programa já envolveu mais de 165 mil estudantes, 22 mil professores e 5 mil escolas públicas. A iniciativa está presente em mais de 20 países.
“O Solve For Tomorrow tem sido um exemplo de como a educação pode transformar a vida das pessoas. Nessa 8ª edição a pluralidade de ideias e projetos como os de sustentabilidade, combate à proliferação da Covid-19 e até dispositivo para segurança pública se destacaram por trazerem soluções criativas à problemas tão complexos. Todos desenvolvidos por alunos e professores de escolas da rede pública que usaram conhecimentos da ciência e da tecnologia para solucionar desafios reais. Com essa e outras iniciativas, a Samsung reafirma seu compromisso com a visão global de Responsabilidade Social: “Together for Tomorrow! Enabling People” com o propósito de fomentar uma educação de qualidade para as próximas gerações”, afirma Isabel Costa, Gerente de Cidadania Corporativa da Samsung Brasil.Para mais informações, acesse o site https://respostasparaoamanha.com.br/ ou baixe o aplicativo do Respostas para o Amanhã na Play Store.
SERVIÇO:
Para mais informações, acesse o site https://respostasparaoamanha.
#SolveForTomorrow #PremioRespostasParaOAmanha #Samsung