Revelando SP destaca gastronomia caiçara no Vale do Ribeira

O festival acontece nos dias 14, 15 e 16 de junho, em Iguape.

Com sabores marcantes, a gastronomia praiana oferece mais do que uma experiência gustativa característica da fronteira entre a serra e o mar, mas sobretudo um mergulho profundo na cultura caiçara e no modo de vida litorâneo.

Fotos: Paullo Amarall

Entre os dias 14 e 16 de junho, o Vale do Ribeira receberá o maior festival de valorização das culturas tradicionais paulistas: o Revelando SP Iguape, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio de sua Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com correalização da Prefeitura de Iguape e gestão e produção da Associação Paulista dos Amigos da Arte. O evento, que acontece no Centro de Eventos Prefeito Casimiro Teixeira, com entrada gratuita, terá entre seus destaques a cozinha caiçara.

Com sabores marcantes, a gastronomia praiana oferece mais do que uma experiência gustativa característica da fronteira entre a serra e o mar, mas sobretudo um mergulho profundo na cultura caiçara e no modo de vida litorâneo. Tem gosto de história de pescadores reais, que fazem da pesca o sustento, o lazer e a isca mais saborosa para reunir familiares e amigos.

PRAZERES GASTRONÔMICOS

Além dos sabores típicos da culinária caiçara, o Revelando SP em Iguape é uma ótima oportunidade para conhecer sabores de outras regiões do estado, como a sempre disputada linguiça bragantina e o rojão do balaio da foto.

No espaço dedicado aos prazeres gastronômicos, os visitantes poderão experimentar o tradicional pastel de carne de siri da Juréia, além dessa iguaria na casquinha, é claro, e porções de manjuba, sororoca, tainha e camarão, tudo produzido de forma artesanal. Base alimentar caiçara, a manjuba é também o ingrediente principal da moqueca preparada pelo culinarista Remilton Rosa de Sousa, que se inspirou em pesquisas sobre os povos ribeirinhos para desenvolver o prato. E, para garantir que todas as pessoas aproveitem ao máximo essa experiência, a festa contará com opções veganas e vegetarias, feitas com vegetais e especiarias da região.

Além dos sabores típicos da culinária caiçara, o Revelando SP em Iguape é uma ótima oportunidade para conhecer sabores de outras regiões do estado, como a sempre disputada linguiça bragantina com polenta frita, o rojão do balaio, a comida do lobisomem e mais uma infinidade de pratos – salgados e doces – e bebidas.

VALORIZAÇÃO DA CULTURA

O Revelando SP tem como seus principais objetivos a valorização da cultura tradicional paulista, a promoção e o desenvolvimento local e o estímulo à sustentabilidade. O festival é uma oportunidade para os visitantes conhecerem a riqueza da cultura paulista, adquirirem produtos artesanais únicos e saborosos pratos da culinária regional, além de aprenderem mais sobre a importância da preservação ambiental.
Nesta edição, 42 municípios serão representados. Ao todo, serão 65 participantes: 26 culinaristas, 25 expositores de artesanato e 15 grupos de manifestações culturais. O evento em Iguape conta ainda com shows de Oswaldo Montenegro, Gabriel Sater, Fernanda Costa, Trio Caiçaras do Ribeira e Lara Cantador do Vale & Trio.

E após sua passagem por Iguape, o Revelando SP, que passou por Barretos em maio, ainda terá mais três edições, levando a cultura tradicional paulista a mais regiões do estado: São José dos Campos – 4 a 7 de julho | Presidente Prudente – 8 a 11 de agosto | São Paulo – 12 a 15 de setembro

SERVIÇO:
Revelando SP em Iguape
Data: 14 a 16 de junho de 2024 (sexta a domingo)
Local: Centro de Eventos Prefeito Casimiro Teixeira
Endereço: Rua Ana Cândida Sandoval Trigo – Iguape/SP
Entrada gratuita

#RevelandoSPIguape #RevelandoSP #Iguape #ValeDoRibeira #Gastronomia Caiçara #Gastronomia #Tradição #Cultura #Feira #EntradaGratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*