Especialista dá dicas de como higienizar os calçados depois de uma aventura, de forma rápida e fácil e sem danificá-los.

A prática de turismo que se utiliza do patrimônio natural e cultural de forma sustentável, também conhecida como ecoturismo, é responsável por 60% do faturamento do setor turístico no Brasil, de acordo com dados do Sebrae. Com uma flora deslumbrante e mais de 10 mil quilômetros de trilhas cadastrados pelo país, muitos brasileiros optam por realizar atividades em meio à natureza em períodos de lazer. Entretanto, um desafio após as aventuras é a higienização dos calçados utilizados de maneira rápida e fácil e sem danificá-los.
Afinal, os sapatos carregam diversos microrganismos e agentes patógenos resistentes a medicamentos, como aponta um estudo realizado pela CNN Brasil. No caso das trilhas, por exemplo, a presença de bactérias presentes nas fezes de animais, como a E.Coli, é responsável por causar infecções intestinais, urinárias e meningite e são extremamente comuns no exterior de calçados, como mostra uma pesquisa realizada pela Universidade do Arizona. Pensando nisso, Lilian Marescalchi, diretora industrial da Espuma Mágica, marca de produtos de limpeza multissuperfícies a seco da Trading Care, elenca 4 dicas para limpar o seu tênis pós-trilhas.
1) Remova as palmilhas e cadarços
Primeiramente, Lilian destaca que, para facilitar a limpeza, é importante retirar as palmilhas e os cadarços e lavá-los separadamente. “Para uma melhor limpeza, coloque os cadarços e as palmilhas de molho em uma mistura de água e sabão neutro ou detergente. Se eles forem brancos e estiverem encardidos, adicione água oxigenada e bicarbonato de sódio na mistura para clareá-los”.
2) Aplique uma espuma de limpeza
Em segundo lugar, a diretora industrial indica a utilização de uma espuma de limpeza no calçado para a remoção da sujeira sem grande esforço. “Como nas trilhas tem muito barro, os calçados voltam impregnados e limpar esfregando na mão é uma tarefa árdua. Colocá-los na máquina também não é uma boa opção também pois, além da possibilidade de dano no sapato, pode entupir o aparelho. Por isso, a melhor solução é aplicar uma espuma de limpeza, como a Espuma Mágica, e deixar agir por uns minutinhos”.
Ela ainda sugere levar o produto para viagens, a fim de evitar que a sujeira grude no calçado. “É muito importante higienizar o sapato logo após a trilha para evitar que a sujeira impregne, dificultando ainda mais a remoção. Por isso, em caso de viagens, leve sempre um pano e um produto de limpeza à seco para higienizar os sapatos na hospedagem e remover os excessos”.
3) Se for lavar o calçado, tome cuidado com produtos que possam manchá-lo
Diversos produtos possuem componentes clareadores, indicados para a limpeza de calçados brancos, como cloro, água sanitária e água oxigenada, que podem manchar o seu tênis colorido. Por isso, a especialista pontua sobre a importância de se atentar aos produtos utilizados antes de aplicá-lo no seu calçado. “Sempre se atente ao rótulo e a componentes clareadores ou corrosivos, que podem gerar manchas e estragos. O ideal é utilizar produtos específicos com indicação para limpeza de sapatos e sabão neutro.”.
4) Seque o calçado na sombra
Por fim, em caso de lavagens, a diretora industrial recomenda secar os calçados na sombra, tendo em vista que a exposição ao sol ou à fontes quentes pode danificá-lo. “O sol e as máquinas secadoras podem deformar, ressecar e desbotar os calçados. Por isso, opte por deixá-los secar naturalmente na sombra. Assim eles serão preservados e terão a sua durabilidade aumentada”.
ESPUMA MÁGICA

A Espuma Mágica é uma linha de produtos do grupo Trading Care voltada para a limpeza à seco de multisuperfícies. Com apresentação em formato de aerossol, especialmente indicado para a limpeza de tecidos como tênis, tira-odor, indicado para a eliminação de mau cheiro causado por pets e urina, e limpeza poderosa, voltado para a remoção de gordura e resíduos de alimentos, a Espuma Mágica possui uma linha completa para limpeza doméstica sem gastar água.
#EspumaMágica #LimpezaDeTênis #Tênis #Trilhas #TradingCare









