
A Oktober Fest, que em 2016 acontece até o dia 16 de outubro, na cidade de Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, todos os anos atrai milhares de turistas para o estado gaúcho. Em sua 32ª edição a festa traz o tema “Saberes e Sabores da Tradição Alemã”, unindo atrações culturais e gastronômicas para todo o seu público.
De acordo com um levantamento do ViajaNet, agência de viagens online, em 2016 os visitantes que forem até a festa terão maior economia ao optar pelo transporte aéreo. Enquanto no ano anterior o ticket médio era de R$526,84, para esta edição da festa os preços das passagens estão em torno de R$509,91. A retração no valor é também uma forma das companhias aéreas estimularem os passageiros em meio a um cenário ainda cauteloso para o setor de turismo.
Quanto aos visitantes, o cenário se mantém semelhante ao ano anterior. “Assim como em 2015, o maior fluxo de turistas para Santa Cruz do Sul em 2016 sai do Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte”, afirma Gustavo Mariotto, Marketing Manager do ViajaNet, demonstrando que o Sudeste continua com presença marcante no evento.
Evento também propõe reflexão
Com o apoio dos professores Nestor Raschen e Mártin Brackmann Goldmeyer, foi feita uma pesquisa para que a Oktober Fest também proponha uma reflexão sobre as dificuldades que os imigrantes tiveram ao chegar no Brasil para difundir e construir seu saber, além de adaptar a culinária típica alemã à realidade da região.









