Indústria investe em soluções contra escassez de baunilha

Aroma é o mais vendido no mundo; LA VANILLE T é a marca de especialidades em baunilha da Takasago.

A baunilha é extraída da orquídea Vanilla planifólia, que leva de três a quatro anos para amadurecer. Imagem: Pixabay

A baunilha é um dos aromas mais populares e vendidos em todo o mundo. Essa é uma das razões para sua escassez natural e flutuação constante dos preços. O mercado global, porém, está cada vez mais interessado em ingredientes naturais. E, para isso, o fornecimento de matérias-primas de maneira constante e segura é de fundamental importância. De forma a atender essa demanda do mercado, a Takasago – uma das cinco maiores empresas de aromas e fragrâncias do mundo, com operação em 26 países, incluindo o Brasil – desenvolveu a linha LA VANILLE T, sua marca registrada de especialidades em baunilhas. Com um palete exclusivo de nuances do aroma, a companhia desenvolve soluções personalizadas para cada cliente e em diferentes segmentos.

Para garantir a qualidade dos seus extratos e uma paleta ampla de matérias-primas, a Takasago mantém uma aliança estratégica com um dos maiores e mais experientes operadores de baunilha em Madagascar, na África, país responsável pela maior produção mundial de favas de baunilha e responsável por 80% da baunilha utilizada em todo o mundo. Desde 2012, a empresa tem uma fábrica em parceria com a Ramanandraibe, considerada uma das mais experientes na operação de baunilhas de Madagascar. Com fábrica própria para processamento e extração do extrato natural de baunilha, a companhia consegue estabelecer uma integração vertical de todo o processo de fabricação, garantindo alta qualidade de seus produtos.

“O aroma de baunilha é uma das paixões para os aromistas. Os extratos contêm, em geral, mais de 150 moléculas aromáticas diferentes, o que pode resultar em inúmeros perfis. Além disso, também é um dos sabores preferidos em muitas categorias de produtos de alimentos e bebidas, bem como um dos cheiros preferidos de produtos para casa e cuidados pessoais”, explica Vilma Mendes, diretora para divisão Aromas no Mercosul.

#LAVANILLET #Takasago #Ramanandraibe #baunilha

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*