Indra cria ferramenta para disponibilizar informações sobre o planejamento urbano de Madri a um clique de distância

O novo sistema tem como foco melhorar o planejamento dos serviços municipais com o monitoramento do crescimento urbano da capital.

A Indra, empresa global de consultoria e tecnologia líder na Espanha e América Latina, por meio da sua unidade de Transformação Digital (a Minsait) lançou um projeto em parceria com a prefeitura de Madri que disponibiliza toda a informação sobre mudanças urbanas na capital espanhola, a fim de aumentar a transparência e segurança dos projetos realizados na cidade.

“Conhecer a cidade a fundo pode ajudar a prever as necessidades que serão apresentadas no futuro e, com isso, programar melhor a gestão dos recursos: quais novas ruas terão que ser limpas, quais parques necessitam de cuidados, quantos colégios serão necessários para atender as crianças”, explicam especialistas da Minsait.

O novo sistema é considerado pioneiro na Europa e facilita uma visão global e atualizada do planejamento da cidade, melhorando o acompanhamento de novos processos e reduzindo consideravelmente o uso de papel. Com isso, os cidadãos podem obter informações valiosas sobre a localização das habitações, colégios ou centros de saúde e obras previstas próximo aos seus domicílios, além de estar atualizado em relação aos usos permitidos em seus edifícios ou os acessos previstos para seus bairros.

A solução desenvolvida está totalmente integrada a uma ferramenta personalizada, que permite gerenciar de forma totalmente eletrônica a tramitação de cada uma das fases de um planejamento urbano, a exploração de seus dados e a visualização de cada uma das fases nos visores.

Além disso, o sistema permite desenhar ou incorporar porções de terra com suas determinações urbanas básicas (nome do terreno, tipo de uso, área de pertença, área urbana, etc.), gerando novas entidades superiores como resultado do agrupamento de entidades de terra com as mesmas características.

Este projeto é resultado de um grande desafio, dadas as características de Madri, uma cidade que, com mais de três milhões de habitantes e uma superfície de mais de seiscentos quilômetros quadrados, acolhe mais de quatrocentas atuações urbanísticas anuais. A capital espanhola conta com uma produção anual que oscila entre 5.000 e 20.000 habitações. Nos anos de maior atividade, poderiam ser alojadas cerca de 42.000 pessoas, às quais se deve garantir todos os serviços municipais.

Crescimento sustentável das Smart Cities

A Minsait também mostrou na feira outras das suas soluções mais avançadas para garantir o crescimento sustentável das Smart Cities em setores como a gestão inteligente do turismo, a economia circular ou a eficiência energética, entre outros.

Uma das situações que demandam mais agilidade na hora de gerenciar recursos em uma cidade são os picos de demanda provocados pelo aumento de turistas. Como resposta específica a esta necessidade, a Minsait desenvolveu a Smart Destination Manager (SDM), uma solução com capacidades analíticas e de simulação, que permite que as cidades prevejam a afluência turística para adaptar serviços como a gestão de resíduos, a segurança ou o transporte público. Além disso, incorpora outros serviços como a gestão inteligente do patrimônio histórico ou a promoção do destino turístico por meio da interação digital com os visitantes, para detectar padrões de comportamento e gasto, a fim de adaptar a oferta à demanda em tempo real.

A Minsait também apostou, junto com a Ecoembes, na transformação digital para enfrentar com eficiência os desafios da economia circular, baseada na regra de reduzir, reutilizar, reparar e reciclar em um círculo contínuo. A combinação das capacidades de ambos permitiu desenhar uma plataforma de gestão inteligente de resíduos denominada Smart Waste, que ajudará a otimizar a recuperação e a reciclagem em todo o território nacional, reduzindo notavelmente o impacto meio ambiental e econômico. A iniciativa fará com que qualquer município acesse esta plataforma tecnológica de vanguarda, a fim de melhorar a gestão dos seus recursos e processos, ao mesmo tempo em que facilitará o cumprimento dos desafios da economia circular.

Entre outras coisas, facilita o estabelecimento de rotas dinâmicas de coleta, bem como a obtenção de estimativas de aumento ou redução dos resíduos por rota e por contêineres, em função da época do ano ou composição demográfica da região. Atualmente estão sendo executados pilotos em várias prefeituras e entidades intermunicipais na Espanha para incorporar a solução às operações cotidianas.

Por fim, a Minsait apresentou suas soluções de Smart Building e Smart Home, que permitem controlar, em tempo real, todos os eventos de consumo, comodidade e segurança para melhorar a eficiência energética e reduzir a conta de energia, gás e água, tanto em edifícios públicos quanto nas casas, respectivamente.

 

HASHTAGS:  #Indra  #Madri #Minsait  #SmartDestinationManager  #Ecoembes  #SmartCities #SmartWaste #SmartBuilding #SmartHome

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*