
Comportamento de consumo, tendências da economia, empreendedorismo, responsabilidade social, diversidade no ambiente corporativo e dicas espertas para enfrentar momentos de turbulência econômica. Fiquem ligados porque esses e outros temas pra lá de atuais acabam de ganhar uma análise de peso no Blog PayPal Brasil com a chegada na nossa mais nova colunista, a jornalista carioca Flávia Oliveira.
No jornal O Globo desde 1994, a jornalista assina uma coluna sobre economia, temas sociais, todas as quintas-feiras, no “Segundo Caderno”; e é também comentarista de economia do programa “Estúdio i”, na GloboNews.
Flávia começou a carreira na imprensa em 1992 como repórter no Jornal do Commércio e, desde 1994, trabalha no O Globo. Foi repórter e editora de cadernos especiais, interina da coluna “Panorama Econômico”, de Míriam Leitão e, de 2006 a 2014, titular da “Negócios & Cia”. Hoje, publica sua coluna todas as quintas-feiras no “Segundo Caderno”. Na TV, Flávia é comentarista de economia no “Estúdio i”, na GloboNews, desde a estreia do telejornal, em 2007, e também já falou sobre o tema no Bom Dia Rio, da TV Globo.

Temas sociais
Durante toda a carreira, Flávia manteve o olhar atento sobre os temas sociais, tornando-se umas das jornalistas mais combativas e reconhecidas nesse setor. Em 2003, ganhou o Prêmio Jornalismo para Tolerância com o suplemento “A Cor do Brasil”, sobre desigualdade racial; e o Prêmio Elizabeth Neuffer, da Associação dos Correspondentes da ONU, por reportagens sobre desenvolvimento humano.
Ela também liderou a equipe que ganhou o Prêmio Esso de Melhor Contribuição à Imprensa, pela série “Retratos do Rio”, com dez cadernos especiais sobre o primeiro relatório de desenvolvimento humano produzido pela ONU para uma cidade. Atualmente, a jornalista integra o Conselho da Cidade do Rio de Janeiro, que debate o plano estratégico do município; e é membro do conselho consultivo da Anistia Internacional Brasil.
Para sua coluna inicial, divulgada no Blog PayPal Brasil no dia 7 de março (leia aqui), Flávia Oliveira trouxe à tona um tema muito atual no debate socioeconômico: a diversidade no ambiente de negócios. “A ideia foi mostrar que a construção da diversidade é importante tanto do ponto de vista da composição das equipes quanto da atração dos clientes. Esse tipo de reflexão é importante sempre e também em cenários de crise, uma vez que é preciso conhecer e cativar o cliente mais do que nunca”, explica Flávia.









