Evento virtual reúne especialistas para discutir desafios da gestão de resíduos na cidade durante e depois da pandemia.

O isolamento social devido à pandemia por Covid-19 está impactado a gestão do lixo na cidade de São Paulo: no mês de abril, houve queda de 49% no volume de resíduos recolhidos nas ruas, enquanto a coleta seletiva aumentou 23%, segundo levantamento da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana (Amlurb) divulgado pela prefeitura. Para discutir os desafios e apresentar soluções diante desse novo cenário, o Encontro Lixo Zero São Paulo acontecerá de forma virtual entre os dias 25 e 29 de maio de 2020. Agentes públicos, ativistas e empreendedores sociais estarão reunidos para propor caminhos inovadores em torno do tema: “Lixo, sintoma do quê?”.
“Escolhemos essa provocação, sobre os ‘sintomas’ do lixo, porque saúde, gestão de resíduos e saneamento são questões totalmente interligadas. A urgência de soluções sobre a gestão do lixo ficou ainda mais evidente durante a pandemia”, explica Flávia Cunha, embaixadora do Instituto Lixo Zero Brasil e sócia da Casa Causa, organizações que promovem o evento. Com cinco painéis e nove rodas de conversa ao todo, a programação traz um olhar abrangente sobre gestão de resíduos, economia circular e as melhorias necessárias na cidade de São Paulo.
No evento, são propostos diálogos sobre assuntos como: reciclagem, embalagens sustentáveis, consumo consciente, legislação ambiental, planejamento urbano, novas tecnologias de reaproveitamento e reciclagem, o resíduo como moeda de troca nas periferias e impactos do lixo no litoral. Entre os desafios mais recentes, por exemplo, estará a discussão sobre a fragilidade enfrentada pelos catadores e cooperativas de reciclagem, durante a pandemia (o evento apoia iniciativas do Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis e do Pimp My Carroça para garantir a renda mínima dos catadores). Também sobre os catadores, será discutida a iniciativa sustentável do Carnaval de 2020, que uniu de forma inovadora blocos, catadores e a Ambev.

Foto: Mila Maluhy
O painel de abertura contará com a presença dos vereadores Soninha Francine, Gilberto Natalini e Eliseu Gabriel e mediação da Jornalista Adriana Couto, da TV Cultura.
O ELZ é promovido todos os anos em diversas cidades do país pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB) com o objetivo de disseminar as melhores práticas sobre lixo zero e economia circular. Em 2019, o ELZ aconteceu de forma presencial em 30 cidades; este ano já são 100 cidades mobilizadas para promover os encontros digitais. Em São Paulo, onde cerca de 1000 participantes se reuniram para um dia de discussões em 2019, a expectativa é que o público ultrapasse essa participação. “Neste momento, as pessoas estão focadas em saúde e higiene, portanto, mais dispostas a debater sobre a melhor gestão do lixo nas cidades. É uma grande oportunidade para encararmos de frente as causas por trás do sintoma do lixo”, comenta Rodrigo Sabatini, presidente do Instituto Lixo Zero Brasil.
O evento é realizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil e Casa Causa, com apoio da ABRAPS – Associação Brasileira dos Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável e patrocínio da Nespresso, YVY, Simple Organic e Poiato Recicla.
A programação está disponível na página http://www.casacausa.com.br/encontro-lixo-zero-3, onde estão os links para as inscrições gratuitas.Os inscritos receberão um link de acesso para participar das atividades via Zoom.
A cada dia, painés de 1,5 horas serão seguidos de rodas de conversa ocorrerão em salas menores abertas na plataforma, com duração de 1 hora, onde será possível a maior interação entre os participantes sobre assuntos específicos.
Serviço:
Programação Virtual São Paulo
25/05 – 17:00 às 18:15 h
Abertura – Um mundo sem lixo é possível! com Flávia Cunha (Casa Causa e Instituto Lixo Zero)
Representantes do poder público apontam os caminhos e desafios do lixo zero na nossa cidade.
com Gilberto Natalini (vereador pelo Partido Verde), Soninha Francine (vereadora pelo Cidadania) e Eliseu Gabriel (PSB)
moderadora: Adriana Couto (TV Cultura)
26/05 – 17:00 às 18:15 h
Painel 1 – Lixo, sintoma de quê?
As verdadeiras causas por trás do lixo, os avanços e desafios da implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a logística reversa e as fragilidades do ecossistema de reciclagem da nossa cidade evidenciadas pela pandemia do COVID-19.
com José Valverde Machado Filho (coordenador do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos – CIRS), Sandra Kishi (procuradora regional da República) e Valéria Michel (presidente do Compromisso Empresarial para Reciclagem – Cempre)
moderação: Fabricio Soler (Felsberg Advogados)
18:15 às 19:15 h
Roda de conversa 1 – Cooperativas de reciclagem: parou ou não parou?
O papel das cooperativas e dos catadores autônomos no sistema de reciclagem. Desafios no desenvolvimento das cooperativas e fragilidades evidenciadas durante a pandemia.
com Carioca (Coopercaps), Cleiton Emboava (Cooperativa Nova Glicério), Tereza Montenegro (Coopervivabem) e representante da Amlurb
moderação: Luciana Annunziata (Casa Causa)
Roda de conversa 2 – Como acelerar a implementação das melhores soluções para o resíduo: o caso da logística reversa
Quais leis estão valendo? Quais os próximos acordos setoriais? Como a sociedade pode influenciar para acelerar essas medidas?
com Ademir Brescansin (gerente executivo da Green Eletron), José Francisco Roxo (idealizador do programa Descarte Consciente) e Patrícia Faga Iglesias (presidente da Cetesb)
moderação: Tasso Cipriano (Felsberg Advogados)
27/05 – 17:00 às 18:15 h
Painel 2 – Novas tecnologias em busca de cidades lixo zero
Empreendedores atuantes em São Paulo discutem os caminhos mais inovadores rumo ao lixo zero.
com Beatriz Costa e Vanêssa Rocha (integrantes do Coletivo Pinheiros), Claudia Leite (diretora de marketing da Nespresso), Guilherme Arruda (CEO da VG Resíduos), Raphael Guiguer (diretor de operações da Plataforma Verde) e Vinicius Alves Abrahão (fundador da Xprajá)
Moderador: Salvador Iglesias Ramalho (SaveAdd)
18:15 às 19:15 h
Roda de conversa 1 – Nada se cria, tudo se transforma: as novas tecnologias de reciclagem e reaproveitamento
De bitucas de cigarro, a vidros usados e descartes da indústria têxtil: o que já pode ser reciclado de fato?
com Roberta Pinheiro (Boas Atitudes & Sustentabilidade e App Descarte Rápido), Marcio Mattana (Dinâmica Ambiental), Marcos Poiato (Poiato Recicla)
e Aline Galvão (ReUrbi)
moderador: Guilherme Brammer (Boomera)
Roda de conversa 2 – Uma vida sustentável na cidade é possível?
Movimentos, tecnologias e normativas que poderão mudar a vida de nossa cidade.
Roda de conversa 2 – Uma vida sustentável na cidade é possível?
Movimentos, tecnologias e normativas que poderão mudar a vida de nossa cidade.
com os arquitetos Anna Júlia Dietzsch e Marko Brajovic e representante do corpo técnico da Câmara de Vereadores do Município de São Paulo, Marcos Galhego.
moderação: Luis Octavio de Faria e Silva (Escola da Cidade, Plataforma Habita Cidade)
Roda de conversa 3 – O futuro do resíduo orgânico: voltar para a natureza
As tecnologias e soluções para pequeno, médio e grande porte no encaminhamento de orgânicos.
Leandro Toledano (CEO da HomeBiogas), Mirna Suzin (AgroDKV) e Victor Hugo Argentino (coordenador da Morada da Floresta)
moderação: Eduardo Prates (Ecocircuito)
28/05 – 17:00 às 18:15 h
Painel 3 – Por uma vida sem lixo: o papel das pessoas e das marcas
Diante de um consumidor cada vez mais sensível às questões ambientais, como as marcas estão se mobilizando e repensando seu papel?
com André Carvalhal (@carvalhando ) e Marcos Dimenstein (Catraca Livre) Thiago Solano (Agência Solano Trindade)
moderação: Leticia Veloso (Index conectada)
18:15 às 19:15 h
Roda de conversa 1 – Consumo consciente: Panorama Brasil o que cada um de nós precisa mudar
com Beatriz Martins Carneiro ( Ecolabelling & Consumer Information, UN Environment Programme), Livia Humaire (geógrafa, ativista e fundadora do primeiro espaço desperdício zero do Brasil, Mapeei), Larissa Kuroki (Instituto Akatu)
moderação: Daniela Delfini (multiplicadora do movimento de empresas B e criadora de conteúdo no @sustentaoquê)
Roda de conversa 2 – A responsabilidade das marcas e o caso do Carnaval 2020
com Mundano (fundador do Pimp My Carroça e Cataki), Richard Lee (Head de sustentabilidade da Ambev), Roberto Rocha (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis – Ancat)
moderação: Flávia Cunha (Casa Causa)
Roda de conversa 3 – Mudança nas periferias: o resíduo como moeda
com Cristiano Cardoso (presidente da Recifavela), Patrícia Figueiredo (SO+MA), Saulo Ricci (CEO da Coletando)
moderador: Mariana Bombonato Moraes (Verdes Marias)
Roda de conversa 4 – Conexão Litoral SP: a responsabilidade do paulistano e o que está acontecendo na região
com Fernanda Frediani (consultora e engenheira ambiental), Tatiana Araújo (empreendedora da Flow Sustentável) e Samuel Costa (artivista Voz das Gotas)
Moderadora: Amanda Porto (Embaixadora e Consultora do Instituto Lixo Zero Brasil, Embaixadora do ROUTE Brasil)
Roda de conversa 5: Empreendedorismo Lixo Zero: da ideia à prática!
Com Daniel Caratti (Biólogo e Sócio da Caratti Consultoria ) e Johanna Bakhuizen (Empreendedora da Picotes EcoLife)
Moderadora: Karina Gonçalves (Líder do Movimento Lixo Zero em SJCampos e Bióloga)
29/05 – 17:00 às 18:15 h
Painel 4 – Embalagens sustentáveis: da ideia à ação!
Embalagens sustentáveis não são mais uma tendência ou uma expectativa do consumidor. O que há de novo no cenário, as novas opções e as polêmicas em torno da lei do plástico de uso único na cidade de São Paulo.
com Barão di Sarno (sócio-fundador da Questtonó), Fred Gelli (fundador da Tátil e Hub Incríveis), José Manuel Moller (fundador da Algramo, Chile), Lea Gejer (fundadora da Flock e Ideia Circular)
moderação: Luciana Pellegrino (ABRE – Associação Brasileira de Embalagens)
18:15 Sarau: Arte Sintoma de Vida!
Artistas e poetas ligados à causa ambiental celebram o momento atual.
com Charles Razl, Fernanda Peviani, Grupo Experimental de Música GEM e grupo Poesia Samba Soul, da Favela da Paz.
MC: Luciana Annunziata (Casa Causa)
#EncontroLixoZero #Amlurb ##InstitutoLixoZeroBrasil #CasaCausa #Ambev #ABRAPS #Homebiogas #PimpMyCarroca #Nespresso #Questtono #TVCultura









