
O momento pelo qual passamos não é favorável para muitos setores da economia. Indústrias cortando vagas e reduzindo seu nível de produção, vendas do varejo em queda livre e outras notícias do tipo assustam o mercado todos os dias.
Na contramão desse cenário, lemos sobre novos modelos de negócio que não param de crescer, avaliados em milhões (de dólares) e que entram na vida dos seus clientes com uma velocidade invejada por muitas marcas que demoraram décadas para ter um resultado semelhante. De olho nessa eficiência de penetração e alcance, as grandes organizações buscam aproximação com as inovações geradas fora de casa, geralmente em forma de startups. Não precisamos ir longe para encontrarmos cases de sucesso vindos dessas conexões.
Resultados
Como exemplo, observamos a DAF, fabricante de caminhões de origem europeia com fábrica no sul do Brasil. Ela acaba de firmar parceria com a Sontra Cargo, aplicativo que funciona comomarketplace conectando de um lado, mais de 200 mil caminhoneiros que buscam por um frete, do outro, cerca de 20 mil transportadoras. Os termos desse acordo preveem exclusividade da marca holandesa enquanto montadora. Trata-se de uma ativação extremamente segmentada e dirigida apoiada por tecnologia móvel e suas inúmeras possibilidades. “Nós, da DAF, estamos muito felizes com a parceria. Queremos estar presentes no dia-a-dia do nosso público e nos associar a uma plataforma já estabelecida e reconhecida facilita muito o alcance desse objetivo. Além disso, a Sontra Cargos sempre mostrou um profissionalismo e cuidado especiais no trato com o caminhoneiro e os transportadores, valores que a DAF busca em suas operações”, diz Rubia Ribeiro, gerente de comunicação e marketing da montadora.
Outro bom exemplo surgiu da conexão entre uma startup do setor da saúde e uma marca conhecida pela sua representatividade na ajuda humanitária em diversas regiões do mundo, Médicos Sem Fronteiras (MSF). Pensando nisso, a Boa Consulta, plataforma líder no agendamento de consultas e exames via internet/aplicativo, decidiu apoiar oficialmente a causa. A partir da conexão, todos os mais de 400 mil usuários da ferramenta serão impactados com mensagens da organização em momentos oportunos com o apoio e acompanhamento da agência de comunicação de MSF. O empreendedor Adriano Inácio confirma que por causa da sinergia entre as duas operações, estabelecer essa parceria foi processo muito ágil e natural: “Sempre quisemos apoiar alguma iniciativa, mas não sabíamos qual e nem como fazer isso. Quando fomos apresentados a MSF, nos perguntamos por que não pensamos nisso antes. Agora, além de acessar bons médicos no Brasil, nossos usuários podem ajudar MSF a levar cuidados de saúde às pessoas que mais precisam nos lugares mais remotos do mundo”, pontua o executivo.
O papel integrador da REPENSE
As duas conexões, que já foram formalizadas e entraram em vigor em abril, possuem um fator comum entre elas: ambas foram identificadas, desenvolvidas e promovidas pela mesma agência de comunicação e as duas grandes marcas em questão, DAF e MSF são atendidas por ela. Em novembro do ano passado, a REPENSE, com sedes em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba, lançou sua área de inovação aberta, a REPENSE Open Innovation. “Intermediar o contato entre startups e grandes organizações é de suma importância quando queremos identificar oportunidades inovadoras de negócio, nivelar velocidades e alinhar expectativas”, afirma Pedro de Assumpção Venturini, responsável pela área. Outras dezenas de parcerias já estão sendo trabalhadas nos mais diversos segmentos do mercado.
Segundo Otavio Dias, sócio-fundador da REPENSE, o leque de serviços oferecidos e de oportunidades geradas para os clientes foram multiplicados e a agência foi colocada em um patamar diferente no segmento de comunicação. “Plugar uma inovação à estratégia de comunicação de um cliente, nos permite ampliar a gama de ações que oferecemos a ele, maximizar o alcance de nossos serviços e gerar resultados ainda mais consistentes com ganhos para todas as partes, inclusive para a economia e para a sociedade como um todo”, afirma ele.
SAIBA MAIS SOBRE AS EMPRESAS:
REPENSE Open Innovation – Com objetivo de agregar valor estratégico aos negócios dos seus clientes, a iniciativa de Open Innovation da REPENSE a inseriu no ecossistema das start-ups como agência integradora, que identifica, planeja, implementa e coordena oportunidades de conexão entre start-ups e grandes marcas, a partir de variados modelos de negócio: de parceria operacionais a aquisições e incorporações. Com o apoio de aceleradoras de grande representatividade nacional, como Acceleratech e Yunus Negócios Sociais, a REPENSE vem comprovando que é possível haver sinergia e complementaridade entre o entusiasmo e a inovação das start-ups com a experiência e a solidez das grandes corporações.
REPENSE – A REPENSE é uma agência de comunicação integrada (trabalha com as principais disciplinas de comunicação) e integradora (realiza a conexão de seus clientes com empreendedores, start-ups inovadoras e causas sociais). Com DNA de relacionamento, é estruturada para o novo ecossistema digital: plural, multitela e voltado paraperformance. Constrói marcas autênticas e memoráveis, cria vínculos entre marcas e pessoas, gera resultados tangíveis para os seus clientes e impacto positivo na sociedade. www.repense.com.br
SONTRA CARGO – A Sontra Cargo é uma plataforma que conecta caminhoneiros autônomos a fretes. Disponível na web e para Android, iOS e Windows Phone, o serviço, gratuito, funciona como uma espécie loja virtual, onde todos os fretes ficam disponíveis aos caminhoneiros, demonstrando valores e tarifas daquele serviço. Após o contato inicial, são realizados os trâmites necessários de segurança, e durante todo o processo de transporte, a carga pode ser acompanhada em tempo real durante todo o trajeto, como percurso escolhido, pedágios e detalhamento do valor. Atualmente, a Sontra Cargo possui em seu banco de dados aproximadamente 20 mil transportadoras e 150 mil caminhoneiros cadastrados. http://www.sontracargo.com.br
DAF – A DAF é referência no segmento de cavalos mecânicos pesados na Europa: integra a PACCAR, sexta maior montadora de caminhões do mundo, líder global em tecnologia nas áreas de design, fabricação e suporte ao cliente no segmento de caminhões de primeira linha de portes leve, médio e pesado. http://www.dafcaminhoes.com.br/pt-br
MÉDICOS SEM FRONTEIRAS – Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização humanitária internacional independente e comprometida em levar ajuda às pessoas que mais precisam sem discriminação de raça, religião ou convicções políticas. A organização associa ajuda médica e sensibilização do público sobre o sofrimento de seus pacientes, dando visibilidade a realidades que não podem permanecer negligenciadas. http://www.msf.org.br/
BOA CONSULTA – O BoaConsulta é o principal destino de pacientes que buscam profissionais de saúde e horários para agendamento na internet. Todos os dias, milhares de pacientes acessam o BoaConsulta, via website ou aplicativo, e agendam consultas instantaneamente, sem a necessidade de utilizar o livro do convênio para fazer ligações telefônicas. https://www.boaconsulta.com/