70% dos profissionais de saúde globalmente são mulheres, com destaque para áreas como enfermagem e medicina, aponta OMS.

O Mês da Mulher, celebrado em março, relembra o ano de 1908, quando mulheres trabalhadoras da indústria têxtil em Nova York protestam por melhores condições de trabalho e direitos. O dia celebra as conquistas femininas e reforça a luta por igualdade e direitos para todas as mulheres.
A data inclui o grande salto que as mulheres deram em suas carreiras. De setores tradicionalmente dominados por homens e posições de liderança e inovação, as mulheres têm quebrado barreiras, conquistando espaços antes impensáveis.
No Brasil, as mulheres representam cerca de 37% dos cargos de liderança no mercado de trabalho, segundo uma pesquisa do IBGE. No entanto, muitas mulheres predominam em áreas como saúde, educação, administração e estética.
“Apesar dos avanços, a luta pela igualdade de oportunidades e direitos das mulheres continua. É crucial desafiar normas que ainda limitam o acesso à educação, ao mercado de trabalho e a cargos de liderança. A equidade de gênero é fundamental não apenas para a justiça social, mas também para o progresso coletivo, criando uma ambiente mais diverso e inovador para todos”, destaca Larissa Marcelino, Supervisora de Marketing do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos).
EM ALUSÃO AO MÊS DA MULHER, CONHEÇA 3 ÁREAS PREDOMINADAS POR MULHERES:
- Saúde: 70% dos profissionais de saúde globalmente são mulheres, com destaque para áreas como enfermagem e medicina. No Brasil, 80% dos enfermeiros são mulheres, e na área de psicologia, as mulheres representam mais de 70% dos profissionais, segundo dados da OMS e do CFP (Conselho Federal de Psicologia);
- Administração e Recursos Humanos: de acordo com o IBGE, no Brasil, cerca de 60% dos profissionais de Recursos Humanos são mulheres. Em cargos de liderança, as mulheres representam 37% no mercado de trabalho, com crescente participação no setor administrativo e em funções de gestão estratégica;
- Estética: a área da estética é majoritariamente feminina, com 90% da força de trabalho sendo composta por mulheres. As mulheres dominam como esteticistas, cabeleireiras, manicure e em outras profissões relacionadas, evidenciando seu protagonismo nesse setor, segundo a ABEST (Associação Brasileira de Estética).
SERVIÇO:
Saiba mais sobre os cursos do CEBRAC aqui!
#MulheresETrabalho #MercadoDeTrabalho #EmpoderamentoFeminino #CarreirasMulheres #Carreiras #CentroBrasileiroDeCursos #CEBRAC #MêsDaMulher