![]()

Com o início do Verão, final do ano e época festiva, as bebidas e propostas diferentes de drinks que combinam perfeitamente com as mais diversas ocasiões do momento, sem dúvida, tornam as comemorações ainda mais especiais. Por isso, separamos dicas e informações para você ficar por dentro das principais tendências e se inspirar na hora de servir!
De acordo com Felipe Della Negra, co-fundador e CEO da Better Drinks, grupo de bebidas que agrega as marcas Baer-Mate, F!VE, Mamba Water, Praya e Vivant e Vermelhão, as principais tendências que acontecem nesta época e influenciam o mercado de bebidas podem ser resumidas em três, de forma geral. São elas: 1) Sazonalidade do verão: bebidas mais refrescantes, alcoólicas ou não alcoólicas; 2) Sazonalidade da época: bebidas que acompanham as festas; 3) Tendências de mercado: o crescimento do consumo de coquetéis, sejam eles preparados na hora ou a categoria de RTD “drinks prontos para beber” – com um crescimento muito forte, além da busca por bebidas mais saudáveis. Confira abaixo mais detalhes e dicas sobre o assunto:
A sazonalidade e o verão
“Para essa época de fim de ano, existem três grandes variações para compor essa lista de bebidas mais indicadas. Duas são ligadas à sazonalidade, já que estamos falando de um fim de ano no pico do Verão, como é o caso do Brasil. No calor, sem dúvida, as bebidas mais refrescantes, alcoólicas ou não alcoólicas, ganham ainda mais relevância. Então, são a cerveja, os vinhos brancos, frisantes e rosés, em que se bebe gelado, além de refrigerantes, sucos, água e tudo o que oferece refrescância. Essa é a primeira variável que precisa se ter em mente”, afirma o CEO da Better Drinks.
As festas de fim de ano
A segunda também está ligada à uma sazonalidade, mas uma sazonalidade de uma época específica. “No final do ano, temos Natal e Ano Novo. Portanto, temos alguns comportamentos de consumo ligados a essas festas. Então, a gente sabe que existe um consumo mais alto – apesar do clima quente – de vinhos. Os vinhos refrescantes, mas também o vinho tinto, já que, por questão de tradição de muitas culturas europeias, esse consumo também aumenta e precisamos levar em consideração. A Sidra também tem uma ocasião bastante desenvolvida no final de ano. Elenco ainda os bitters no final de ano, como o amaro, categoria em que temos o nosso Vermelhão, por exemplo, e que também atinge um pico de consumo agora em dezembro na ocasião de Natal, sendo o maior período de consumo. Indico o seu consumo puro, como na preparação de drinks”, complementa.
As variáveis do mercado
Já a terceira tendência está relacionada a “variáveis de mercado” e o que o consumidor vem buscando e aderindo. “Sabemos que os coquetéis, seja em casa, no bar, preparados ou prontos em lata, é sempre uma tendência que se soma às outras. O RTD (ready to drink) é uma tendência crescente e também deve aparecer mais neste ano. Então, as tendências de produtos saudáveis, coquetéis e bebidas prontas para beber também devem ser levadas em conta. A F!VE, de drinks prontos, e que apresenta sabor e qualidade, sem conservantes ou corantes, vem sendo um grande sucesso em todos os tipos de ocasiões. O Vermelhão Tonic também vem ganhando consumidores fiéis, com mistura de amaro misturado com água tônica e um toque de óleos essenciais naturais da casca de laranja. Já com pegada natural, refrescante e até funcional, está o Baer Spritz, feito de frutas brasileiras, sem adição de açúcares ou conservantes ”, sinaliza o especialista.
Dicas para um fim de ano refrescante
Em relação à bebida carro-chefe para o cardápio de fim de ano num negócio food service, varia bastante. Ainda segundo Felipe Della Negra, “nos restaurantes que são mais fortes em jantar, o vinho será sempre muito relevante no fim de ano. Branco, rosé e vinho tinto também (inclusive em lata, com a marca Vivant, por exemplo). Agora, se estamos falando de um estabelecimento mais voltado para bar, a cerveja vai crescer, é calor, é verão, o brasileiro tem a cultura da cerveja, então é o carro-chefe – e um exemplo disso é a cerveja nacional Praya, autêntica, saborosa e refrescante, e que representa o DNA do estilo de vida brasilero.
Os drinks e coquetéis também são um sucesso para essa época do ano que pede refrescância, sejam eles preparados na hora por um barman ou pronto para beber, onde não necessariamente tem um barman para produzir. Em geral, os vinhos, cerveja, o amaro, seja puro ou em drinks, são bebidas muito consumidas nessa época do ano, mas vale lembrar também que o mercado de bebidas vem crescendo a cada ano e olhando cada vez mais para novidades para atender os desejos do consumidor e apresentar novidades.
#BetterDrinks
#BaerMate
#F!VE
#MambaWater
#PrayaeVivant
#Vermelhao
#Praya









