Concertos da Osesp com Thierry Fischer e cravista Mahan Esfahani

Orquestra interpreta Frank Martin, Bach e Sibelius de quinta-feira (04/mai) a sábado (06/mai), e, no domingo (07/mai), Esfahani faz recital somente com obras de Bach. Performance da Osesp de sexta-feira (05/mai) será transmitida ao vivo no YouTube.

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A Osesp se apresenta na Sala São Paulo. (Foto: Mariana Garcia)

Dando continuidade à Temporada 2023 – Sem Fronteiras, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – Osesp se apresenta na Sala São Paulo entre quinta-feira (04/mai) e sábado (06/mai) sob a batuta de seu Diretor Musical e Regente Titular, Thierry Fischer – em sua segunda temporada conosco neste ano –, e acompanhada do cravista iraniano-americano Mahan Esfahani. O programa terá obras de Frank Martin (o Concerto para Cravo e Pequena Orquestra), Bach (Concerto de Brandenburgo nº 5) e Sibelius (Sinfonia nº 3). Vale lembrar que a performance da Osesp de sexta-feira (05/mai), às 20h30, será transmitida ao vivo no canal oficial da Osesp no YouTube.

E no domingo (07/mai), às 18hEsfahani abre nossa série de Recitais com uma apresentação dedicada integralmente a composições de Bach para o cravo: três Prelúdios e Fugas extraídos do volume 2 de O Cravo Bem Temperado, o Concerto Italiano, BWV 971, o Prelúdio e Fuga em Lá Menor, BWV 894 e a Suíte Inglesa nº 6, BWV 811.

Desde 2020, o suíço Thierry Fischer é diretor musical e Regente Titular da Osesp. (Foto: Marco Borggreve)

Concerto para Cravo e Pequena Orquestra, escrito em 1951 e 1952 por Frank Martin (1890-1974), foi encomendado pela cravista Isabelle Nef. Seguindo os passos de Wanda Landowska, que solicitara a Manuel de Falla e a Francis Poulenc a composição de obras para que o renascimento do cravo se solidificasse com um repertório atualizado, Nef recebeu de Martin o primeiro concerto para cravo que, realmente, abriu o instrumento para as novas sonoridades do século XX.

Nascido em Teerã, Mahan Esfahani cresceu nos Estados Unidos. (Foto: ©Kaja-Smith)

A cronologia dos Concertos de Brandenburgo é incerta, mas sabe-se que Johann Sebastian Bach (1685-1750) os compôs entre os anos que trabalhou nas cortes de Weimar e de Köthen. Sem pretender fazer dos seis Concertos um conjunto unitário – cada um guarda sua autonomia em termos de expressão, instrumentação, tonalidade e estrutura formal – o compositor os reuniu e os dedicou ao margrave de Brandenburgo, em 1721. Em Weimar, Bach se dedicou ao estudo do gênero concerto grosso (com apreço pelo modelo de Vivaldi), novidade italiana que alternava seções entre um grupo de solistas (concertino) e o tutti (ou ripieno). Além do contraste temático e textural, o espaço acústico ocupado pelo tutti e pelo concertino é diferenciado, ganhando, nas mãos de Bach, grande realce.

A Sala São Paulo sempre recebe grandes concertos. (Foto: Tuca Vieira)

No contexto da obra do finlandês Jean Sibelius (1865-1957), a Sinfonia nº 3 foi uma espécie de ponto de ruptura. Partindo de um estilo sinfônico europeu tradicional, ele buscou com ela construir um grande épico sinfônico. Seu método de composição era fortemente baseado na intuição, o que resultava em temas altamente pessoais – e pouco tradicionais. Se a conexão entre as partes e as mudanças de clima são por vezes inesperadas, o conteúdo emocional das melodias é decisivo para a organicidade da peça.

PROGRAMAS:

TEMPORADA OSESP: THIERRY FISCHER, MAHAN ESFAHANI, CLAUDIA NASCIMENTO E EMMANUELE BALDINI

ORQUESTRA SINFÔNICA DO ESTADO DE SÃO PAULO
THIERRY FISCHER 
regente
MAHAN ESFAHANI 
cravo
CLAUDIA NASCIMENTO 
flauta
EMMANUELE BALDINI 
violino
Frank MARTIN | Concerto para Cravo e Pequena Orquestra
Johann Sebastian BACH | Concerto de Brandenburgo nº 5 em Ré Maior, BWV 1050
Jean SIBELIUS | Sinfonia nº 3 em Dó Maior, Op.52

TEMPORADA OSESP: RECITAL COM MAHAN ESFAHANI

MAHAN ESFAHANI cravo
Johann Sebastian BACH
Três Prelúdios e Fugas do Cravo Bem Temperado Volume 2
Concerto Italiano, BWV 971
Prelúdio e Fuga em Lá Menor, BWV 894
Suíte Inglesa nº 6 em Ré Menor, BWV 811

SERVIÇO:

04 de maio, quinta, às 20h30
05 de maio, sexta, às 20h30 – Concerto Digital
06 de maio, sábado, às 16h30
07 de maio, domingo, às 18h00 [Recital]
Endereço: Sala São Paulo | Praça Júlio Prestes, 16, Campos Elíseos
Taxa de ocupação limite: 1.484 lugares
Recomendação etária: 07 anos
Ingressos: Entre R$ 50,00 e R$ 258,00 [Osesp] e entre R$ 60,00 e R$ 143,00 [Recital] (preços inteiros)
Bilheteria (INTI): Neste link
(11) 3777-9721, de segunda a sexta, das 12h às 18h.
Cartões de crédito: Visa, Mastercard, American Express e Diners.
Estacionamento: R$ 28,00 (noturno e sábado à tarde) e R$ 16,00 (sábado e domingo de manhã) | 600 vagas; 20 para portadores de necessidades especiais; 33 para idosos.

* Estudantes, pessoas acima dos 60 anos, jovens pertencentes a famílias de baixa renda com idade de 15 a 29 anos, pessoas com deficiências e um acompanhante e servidores da educação (servidores do quadro de apoio – funcionários da secretaria e operacionais – e especialistas da Educação – coordenadores pedagógicos, diretores e supervisores – da rede pública, estadual e municipal) têm desconto de 50% nos ingressos para os concertos da Temporada Osesp na Sala São Paulo, mediante comprovação.

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