Saiba como gerir o mês de descanso do colaborador e não perder a capacidade de realizar um bom suporte ao cliente.

O período de férias é fundamental para o funcionário descansar e se renovar para voltar ao trabalho com tudo. Sem uma boa gestão e o planejamento necessário, porém, o desfalque de um colaborador pode afetar o andamento da empresa, e a qualidade dos serviços oferecidos. Para que isso não aconteça, Rodrigo Ricco, CEO e fundador da Octadesk, startup especializada na gestão do relacionamento com o cliente, ressalta a importância de se programar, evitar sobrecargas e utilizar ferramentas nessa época. Confira:
Programe-se – Janeiro costuma ser um ótimo mês para priorizar o descanso do setor de atendimento, pois é registrada uma queda na demanda de solicitações dos clientes devido à pressa para resolverem pendências antes do final do ano. Para que todos consigam descansar e o time não fique desfalcado, é preciso se planejar. “Fica complicado dar o mês sabático no início do ano para todos os funcionários, nesse caso, uma opção é dividir e trabalhar em escalas”, explica Ricco. A lei prevê que as férias de 30 dias podem ser divididas em até três períodos, sendo um deles obrigatoriamente maior que 14 dias corridos e nenhum inferior a 5.
Evite sobrecargas – As empresas costumam delegar funções e diluir obrigações entre os colaboradores para suprir ausências programadas. Porém, a sobrecarga pode prejudicar o desempenho e comprometer o atendimento. Uma alternativa é a contratação de empregados temporários, evitando, assim, o acúmulo prejudicial de funções.
Utilize ferramentas – Utilizar a tecnologia se tornou comum para auxiliar nas demandas do atendimento. Segundo Rodrigo, investir em ferramentas e processos de atendimento não é mais opção, se tornou uma necessidade para se diferenciar do concorrente. “Aquela frase, antiga, porém sempre atual:’atender bem, para atender sempre'”, diz. O Chatbot, programa de computador que utiliza inteligência artificial, por exemplo, tem sido cada vez mais integrado às empresas, auxiliando na realização de tarefas.
#Octadesk #RodrigoRicco #Chatbot









