
De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o desemprego no Brasil ficou em 14,2% no trimestre encerrado em janeiro, sendo a maior taxa registrada para o período desde o início da pesquisa. Além disso, o número de desempregados bateu o patamar recorde de 14,3 milhões.
Diante dessa situação e com a dificuldade de encontrar um novo emprego, muitos brasileiros tiveram que se reinventar para conseguir trazer o sustento para casa e sobreviver. Inclusive, até mesmo aqueles que já possuíam um trabalho, procuraram uma renda extra para complementar o salário no final do mês, com medo do que o futuro guardava.
Entre as soluções encontradas, estão as vendas online. Segundo dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), mais de 150 lojas online foram registradas entre abril e setembro do ano passado.
Contudo, não basta apenas abrir o seu próprio negócio e deixar que tudo se resolva, é importante estar alinhado ao mundo digital e procurar formas de aumentar suas vendas e se destacar entre os concorrentes. Pensando nisso, a Ihit, empresa com foco em tecnologia e soluções inteligentes, listou cinco dicas que irão te ajudar a faturar mais:
Evite começar uma loja com estoque cheio – Fazer isso é bem simples. Procure seu fornecedor, veja os produtos que ele tem a vender e divulgue, porém, em vez de comprar em grandes quantidades, espere que os pedidos cheguem, e compre somente o que será revendido.
Invista na melhoria do seu negócio – Um dos canais de venda mais utilizados hoje em dia é o Instagram, mas apesar dele ser bem acessível, existem muitos concorrentes, por isso é necessário se destacar, mas afinal, como fazer isso?
Quando se vende online, é preciso conciliar o que o cliente necessita com a praticidade para a empresa, achando um meio termo. Um exemplo, foi a criação do Biohit, que tem como principal objetivo fazer com que os empresários consigam faturar mais usando a internet e as redes sociais. Ele permite que todas as informações necessárias sobre o estabelecimento, como site, redes sociais, fotos e vídeos, fiquem juntas em um único link, facilitando o momento da compra do cliente final.
Além disso, eles oferecem análise de dados, relatórios e um painel administrativo completo para que o empresário consiga entender tudo que está acontecendo na sua loja em tempo integral.
Outra forma de investir é divulgando sua loja. Nas redes sociais existem opções para levar suas publicações para mais pessoas e você pode ajustar de acordo com os valores que estiver disposto a pagar.
Volte a sua loja para um assunto que você tenha conhecimento – Não adianta tentar começar um negócio sem saber sobre os produtos que está vendendo. Se você não gosta de maquiagem ou não tem o costume de usar, não faz sentido abrir uma loja sobre isso, o cliente precisa sentir confiança no que está falando e no que está oferecendo. Tenha em mente algo que já conheça ou que tenha habilidade, pesquise mais sobre isso e então é só começar.
Expanda seus negócios – Hoje em dia muitas plataformas conhecidas disponibilizam seus sites para cadastros de outras empresas e assim vender por lá, como Americanas, Magazine Luíza, Mercado Livre, e no caso de produtos seminovos, o Enjoei também. Eles conseguem atingir um número maior de pessoas que provavelmente um site pequeno não conseguiria.
Tenha um projeto para o pós-venda – Quando se tem uma loja dizem que o mais importante é vender, e claro, que isso é essencial, mas acima disso é preciso saber o que os clientes acharam sobre o seu negócio e se eles ficaram satisfeitos. Ouvir o feedback de quem compra os seus produtos, além de garantir uma melhora cada vez maior, ainda pode fidelizar muitos consumidores. Por isso, se preocupe em pedir a opinião de cada um no pós-venda, seja por um e-mail ou uma pesquisa.
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