
Jessica Marinzeck, sommelière da Evino, compartilha cinco harmonizações e traz também três opções de vinhos coringas para você aproveitar este Dia da Pizza sem erro:
Quatro queijos e vinho branco
As pizzas de quatro queijo podem conter gorgonzola ou provolone, queijos de sabor mais potente, o que pode dificultar a harmonização. “Eu não abriria mão de um vinho branco e fresco para equilibrar, mas com certo corpo para fazer frente aos queijos”, comenta a sommelière.
Uma boa pedida são os brancos passados em barrica como o Feudi di San Gregorio Pietracalda Fiano di Avellino DOCG 2018, vinho saboroso, fresco e complexo com notas minerais
Calabresa/pepperoni e Carménère
O sabor acentuado da calabresa e o sua oleosidade dominam essa pizza. Para Jessica, uma harmonização por similaridade é o mais indicado, apostando em um vinho que ressalte as características e os sabores dos embutidos, como um Carménère chileno.
Uma sugestão para acompanhar essa pizza é Parras del 43 Carménère Central Valley D.O. 2019, vinho com notas de frutas vermelhas, especiarias e ervas mais sequinhas, e paladar estruturado.
Marguerita e Sangiovese
“Este clássico das pizzas tem que harmonizar com um clássico dos vinhos, como o Chianti, famoso tinto italiano produzido na região da Toscana”, afirma a sommelière. O Castellani Chianti DOCG 2018, rico em frutas maduras e ótima acidez, é um ótimo companheiro para as massas com molho vermelho em geral e a melhor opção para uma Marguerita.
Frango com catupiry e Chardonnay
“Pela leveza do queijo tipo catupiry e o frango, eu sugiro mais uma harmonização por semelhança – um vinho branco mais levinho é o par ideal desta pizza”, explica Jessica. O Le Star Chardonnay é a combinação certeira, trazendo notas de frutas cítricas e tropicais e um sabor refrescante, também com notas cítricas e florais.
Brigadeiro
Para quem gosta dessa pizza, também é possível aproveitar com um bom vinho. “Chocolate em geral, não é o elemento mais fácil de harmonizar. Normalmente, associamos o doce a vinhos fortificados, que não cairiam bem com uma pizza”, explica a sommelière.
Um tinto com um pouco mais de açúcar residual é uma ótima harmonização, como o Portada Reserva, que possui aromas vibrantes de cerejas, morango e notas de pimenta preta e paladar aveludado e elegante, de taninos macios, final persistente.
Vinhos coringa
“Tempranillo, em geral, pode ser considerada uma uva bastante coringa para harmonização”, afirma Jessica. O Anciano Gran Reserva 10 years Valdepenas DOP 2007, apesar de mais complexo, não apresenta taninos muito duros ou marcados e por isso pode harmonizar com pizzas de diversos sabores.
Outro coringa é o Ziobaffa Tinto, um dos mais vendidos da Evino. “O blend de Sangiovese e Syrah aporta frescor da primeira uva e corpo da segunda, servindo como combinação chave para uma harmonização com massas em geral”, explica.
Por último, a sommelière indica o Domaine de la Motte Pinot Noir, vinho que combina com pizza de quatro queijos, milho com catupiry ou shimeji devido à sua acidez que limpa o paladar e traz frescor, corpo médio e taninos com textura suave.
#DiadaPizza #Pizza #Vinhos #HarmonizacaoPizzaeVinho #Harmonizacao #JessicaMarinzeck #Evino









