Com crescimento de 13,5%, mercado de franquias supera projeção

Faturamento bateu os R$ 273 bilhões em 2024, revela pesquisa da ABF.

Entretenimento e Lazer, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Alimentação – Food Service e Alimentação – Comércio e Distribuição são os segmentos com os maiores crescimentos no ano
Volume total de operações do setor como um todo cresceu 0,9%, mas redes associadas à entidade registraram uma expansão de 11,7% no mesmo período.

No 4º trimeste, franchising cresce 11,3%, superando R$ 81 bilhões de faturamento
São Paulo, fevereiro de 2025 – O mercado de franquias brasileiro superou expectativas e registrou um crescimento nominal de 13,5% em 2024, chegando a R$ 273,083 bilhões. Essa porcentagem superou a projeção inicial de crescimento para o ano, que era da ordem de 10%. No 4º trimestre, o setor cresceu 11,3%, totalizando R$ 81,086 bilhões. É o que revela a pesquisa de desempenho deste mercado elaborada trimestralmente pela ABF – Associação Brasileira de Franchising.

Esse resultado está fortemente associado à recuperação do consumo, alavancado pela baixa histórica dos níveis de desemprego, pelo aumento da massa salarial e do poder de compra das famílias. Outro fator importante foi a elevação mais robusta do PIB, que saiu de uma expectativa inicial de 1,59% para um índice de cerca de 3,49%. Internamente, também concorreram para este resultado o avanço de uma agenda com foco em eficiência operacional, a digitalização de processos e serviços e o aprimoramento de estratégias omnichannel, assim como a expansão do franchising para o interior e o aquecimento de mercados associados ao agronegócio como o caso do estado de Goiás.

Para Tom Moreira Leite, presidente da ABF, “um mercado de trabalho forte e mais dinheiro circulando na economia, mesmo com seus impactos inflacionários, impulsionaram o faturamento do franchising brasileiro que, assim como outros setores, superou as expectativas iniciais. Tal resultado, porém, não seria possível sem o forte trabalho das redes franqueadoras de ajustarem suas operações e ofertas aos consumidores. Gostaria de destacar especialmente a busca de eficiência operacional, o avanço da digitalização e o desenvolvimento de mercados fora dos grandes centros”, afirma.

O setor chega em 2025 com o cenário em transformação e com alguns desafios. A pressão inflacionária se mantém, assim como a elevação da taxa Selic a patamares que tendem a dificultar o crédito e o consumo. O franchising estuda também como a recente volatilidade da cotação do dólar e os acontecimentos no panorama global irão impactar o setor nos próximos meses.

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