
Para os apaixonados por plantas que não conseguem enxergar o sonho do seu próprio jardim sendo realizado, saiba que é possível criar um espaço verde em casas ou apartamentos pequenos. Com o novo aumento de casos de Covid-19 registrados neste início de ano, o isolamento acaba sendo uma alternativa mais segura. E para deixar o ambiente do lar mais agradável, o técnico agrícola Vinicius de Souza Lima e o paisagista Alessandro Marcos Tavares, especialistas que atendem pelo GetNinjas, maior plataforma para contratação de serviços do Brasil, separaram oito dicas bem úteis para quem deseja florir os espaços em casa. Confira!
1 – Defina o ambiente
O primeiro passo a tomar é escolher o ambiente a ser montado o jardim.
2 – Escolha os tipos de plantas
Antes de iniciar o seu projeto, é importante definir as plantas mais aptas para o local escolhido. O ambiente inadequado prejudica o desenvolvimento delas. Por isso, leve em consideração:
- Para ambientes fechados e sem iluminação são preferíveis as plantas de sombra como zamioculca, pacová e antúrios, que dão flores;
- Para ambientes fechados com iluminação artificial, escolha as plantas de sombra ou meia sombra como maranta e rafis;
- Para ambientes abertos que recebem a luz do sol apenas na parte da manhã, o ideal são as plantas de meia sombra como samambaia, orquídea, bromélia e peperômia;
- Os ambientes abertos que recebem a luz do sol o dia todo pedem as plantas de sol pleno como azaleia e camarão amarelo.
3 – Verifique as medidas
Pesquise sobre a tendência de crescimento da planta, pois dependendo da espécie, a raíz pode não crescer da forma correta e o vaso pode não suportar.
4 – Tipos de vasos
Existe uma variedade de vasos disponíveis nas lojas, como os cilíndricos, cônicos, polietileno, cimento, barro e os meia lua, que já vêm com suporte para prender na parede, por exemplo, o que facilita e muito quando o assunto é decoração.
5 – Jardim vertical
As jardineiras e o jardim vertical, que têm opções como as de tela e bolsa viva, são boas escolhas para espaços pequenos. Assim como as treliças de madeira, que podem ser adaptadas a espaços.
6 – Hortas adaptadas
Em locais pequenos também é possível construir uma horta. Os temperos são os mais escolhidos para ambientes com pouca luminosidade, já que as hortaliças dependem de um período maior de exposição ao sol. Contudo, não é recomendado plantar frutas já que dão frutos e precisam de sol e um espaço maior para desenvolvimento.
7 – Plantas, pets e crianças
Caso tenha animais ou crianças na casa, evite plantas com espinhos, como as roseiras, e as venenosas, como comigo-ninguém-pode. Algumas plantas são perigosas em contato com animais, por isso, certifique-se quais plantas são mais seguras e inofensivas para os pets antes de comprá-las.
8 – Próximos passos
Depois de pronto, use adubos químicos a cada 45 dias, observe a umidade, remova as folhas murchas e amareladas. O cuidado com a irrigação e controle de possíveis pragas são fundamentais também.
SERVIÇO:
No GetNinjas, é possível encontrar mais de 500 tipos de serviços, que são oferecidos por mais de 3,7 milhões de profissionais cadastrados na plataforma, entre eles, serviços de jardinagem, plantio, paisagismo, manutenção de jardins, entre outros.
Para mais informações sobre os serviços prestados pela a plataforma, acesse o site do GetNinjas, selecione o tipo de serviço que deseja e receba até quatro orçamentos de profissionais de forma rápida e gratuita. Após isso, é só aguardar o contato de até quatro profissionais, que irão te procurar por meio do e-mail ou telefone que foi disponibilizado, para realizar a negociação diretamente com o especialista e escolher qual deles pode atender melhor a sua solicitação.
#JardinsEmEspacosPequenos #DicasDeJardins #Jardins #Paisagismo #AlessandroMarcosTavares #GetNinjas