Cerca de R$ 7,5 bilhões serão investidos pela Bracell na expansão da fábrica de celulose em Lençóis Paulista. A empresa integrará o Polo de Papel, Celulose e Reflorestamento.

O Governador João Doria e a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patricia Ellen, acabam de anunciar o maior investimento que a região de Bauru já recebeu nos últimos 20 anos. Cerca de R$ 7,5 bilhões serão investidos pela Bracell, marca do grupo asiático Royal Golden Eagle (RGE), para a expansão da fábrica de celulose em Lençóis Paulista, que integrará o 12º Polo de Desenvolvimento, o de Papel, Celulose e Reflorestamento lançado hoje pelo Governo do Estado.
Com a expansão, a produção atual da Bracell passará de 250 mil toneladas/ano para mais 1,250 milhão de toneladas/ano, de forma a atingir 1,5 milhão de toneladas/ano até 2021, com impacto direto em 50 municípios. O Projeto Star empregará até 7.500 trabalhadores durante o pico de implantação. Após a conclusão do projeto, a Bracell será a líder mundial na produção de celulose solúvel, e empregará 2.100 novos trabalhadores diretos e 1.900 terceirizados de forma permanente na fábrica e na silvicultura, além dos que já estão atualmente empregados. Com o investimento, a fábrica aumentará em seis vezes a capacidade atual.
“Com essa planta o Estado de São Paulo chega em outro patamar no que diz respeito a inovação e sustentabilidade. Essa é a primeira fábrica do Brasil com o conceito de Biorefinaria, reduzindo o desperdício. O nosso compromisso aqui é com o desenvolvimento econômico, geração de empregos, impacto nos municípios, investimento em tecnologia e sustentável” destacou a secretária Patricia Ellen.
Atração de investimentos
Engloba as seguintes regiões administrativas: Araçatuba, Barretos, Bauru, Baixada Santista, Campinas, Central, Franca, Itapeva, Marília, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Metropolitana de São Paulo, Sorocaba e 171 municípios.
O Brasil é o 2º maior produtor mundial de celulose está entre os top 10 produtores de papel do mundo. O objetivo do polo de desenvolvimento é fomentar e incentivar o aumento da produtividade da indústria, atraindo investimentos, impulsionando a inovação e a geração de empregos e renda, otimizando na mesma região geográfica políticas públicas que impactam direta ou indiretamente o setor produtivo.
Esse é mais um grande investimento com o apoio direto do poder público desde que o Governo do Estado anunciou, no dia 23 de maio, a criação dos polos de Desenvolvimento Econômico com pacotes de benefícios setoriais para a indústria.
#PolodeDesenvolvimento #PolodePapel #Bracell #Papel #Celulose #Reflorestamento #GovernodoEstadodeSaoPaulo #SecretariadeDesenvolvimentoEconomico #PatriciaEllen #JoaoDoria