Franquias: saiba como ter uma sem errar na medida

Mercado de franchising cresceu 8,3% em 2015, mas especialista dá dicas para interessado não se perder no sonho.
Mercado de franchising cresceu 8,3% em 2015, mas especialista dá dicas para interessado não se perder no sonho.

O mercado de franquias é um dos que mais cresce no Brasil. Dados da Associação Brasileira de Franchising revelam que o setor registrou  aumento de 8,3% em 2015, frente aos 7,7% no faturamento bruto do mercado de franquias no ano de 2014. No ano passado a receita acumulada no ano foi de R$ 139,593 bilhões.

Com números como esse, o mercado tem atraído muitos novos empreendedores e outros já experientes no ramo empresarial, na maioria das vezes deslumbrados com a possibilidade de ostentar uma marca famosa à frente de seus negócios. Marcas menores, no entanto, também são procuradas, já que o custo é mais baixo, mas rentável. No entanto, o candidato à franquia, movido mais pela paixão pela marca e/ou pela ideia do próprio negócio, deve tomar muito cuidado com riscos às vezes desproporcionais à média do mercado.

“O candidato poderá entrar em contato com franqueados atuais e ex-franqueados para saber mais detalhes sobre a operação. É importante saber que a Circular de Oferta de Franquia deve obrigatoriamente fornecer os dados de contato destas pessoas para que o candidato possa falar com elas previamente à opção pela aquisição da franquia”, salienta o advogado Gabriel Hernan Facal Villarreal, sócio do Villarreal Advogados e especialista em franchising.

Segundo ele, é muito importante, também, conhecer o histórico da franquia. Para isto, é recomendável a realização de pesquisas sobre a marca e sobre a rede de franquias. “Por meio de sites de pesquisas ou de reclamações é possível identificar eventuais problemas existentes com a marca, com o produto ou serviço em si e/ou com a empresa franqueadora, além de verificar ações na Justiça”, salientou.

Compartilhamento de experiências

Apesar das dicas, valiosas aliás, não menos importante é contar com uma assessoria especializada dentro do mercado de franquias. Especialistas da área podem ter maior conhecimento sobre casos de sucesso ou insucesso da marca além de poderem compartilhar experiência na avaliação do modelo de negócios e dos documentos jurídicos a serem assinados.

“Trata-se de uma assessoria preventiva que visa reduzir o risco na aquisição da franquia e dar mais segurança ao candidato na tomada de decisão. A assessoria pode também desenvolver um trabalho de coaching junto ao candidato caso este ainda precise saber quais as opções que possui no mercado de franquias de acordo com o seu potencial de investimento e seu perfil pessoal”, frisou Villarreal.

Ainda de acordo com o especialista, a decisão de aquisição de uma franquia deve ser tomada de forma sóbria e objetiva, ciente dos riscos e dos esforços que serão necessários.

“Fuja dos clichês e evite cair em qualquer destes 3 motivos errados e recorrentes que infelizmente prejudicam a iniciativa de muitos franqueados: não ter mais chefe, ter garantia de lucratividade e trabalhar menos. A não existência de um chefe, no conceito puramente hierárquico, não significa estar o empresário alheio a mandos e desmandos, por exemplo”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*