
Com a chegada do verão, recesso escolar e do trabalho, muitas pessoas aproveitam para colocar os pés na areia e relaxar. Seja com a família ou os amigos, o momento é de pura descontração. Para os atletas e não atletas, a praia oferece dezenas de atividades que promovem bem-estar e diversão. Mas, brincadeiras como o voleibol, futevôlei, a corridinha na areia e até mesmo a tradicional caminhada, merecem uma atenção especial na hora da execução.
Segundo o fisioterapeuta Giuliano Martins, proprietário do ITC Vertebral Ribeirão Preto e diretor regional da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABRColuna), uma corrida de longa duração na areia por exemplo, pode provocar lesões no tornozelo. “Devido à resistência da areia fofa, a pisada fica mais pesada e o risco de um entorse é grande. Na areia mais dura o passo fica mais leve, portanto é o tipo de areia indicada para quem não abre mão de uma corridinha mesmo durante os dias de folga”, comenta Martins.
Ainda segundo o fisioterapeuta, outras atividades como o voleibol, futevôlei, stand up paddle, também podem gerar lesões musculares. “É necessário respeitar os limites do corpo. Pequenas precauções fazem toda a diferença. Essas ações requerem muito esforço das nossas pernas, por isso as regiões mais afetadas são os joelhos e os tornozelos. O entorse de algum deles irá causar muita dor e problemas graves se não forem cuidados corretamente por um fisioterapeuta”, diz.
Em caso de acidentes mais sérios é fundamental procurar ajuda médica.
SERVIÇO:
ITC Vertebral Ribeirão Preto (Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral)
Avenida Presidente Vargas, 2121 – sala 2401
Edifício Times Square
Telefone (16) 3623-3248
Site : www.itcvertebralribeirao.com.









