
Com estrofes de quatro versos e imagens alegres e coloridas, a publicação mostra o que é o abiu, um fruto amarelo e verde que gruda na boca ao comer; o bacuri que se parece com uma flor, mas é uma fruta doce e ácida; ou então, a aperema, a tartaruga das zonas tropicais que vive tanto na terra quanto nos rios. Além disso, o livro conta com um CD com músicas inspiradas nos ritmos amazônicos.

“Entre cores e palavras maravilhosas, viajei na grandiosidade da Amazônia, onde as cores, sabores e surpresas não têm fim”, conta César Obeid. A relação de amizade entre autor e o artista plástico paraense Guataçara Monteiro também foi fundamental para a realização da obra, já que Guataçara transmitiu ao escritor suas memórias de infância e as recordações da floresta por meio dos animais e frutas.
As seis músicas presentes no CD, inspiradas em poemas do livro, com melodias compostas pelos artistas Rafael Caldeira e Xico Leite são um convite para passear pelos sons da floresta e pelos cantos da Amazônia. As músicas podem ser ouvidas isoladamente ou acompanhadas pelos versos da publicação.
O autor
César Obeid possui mais de 25 livros publicados por
diversas editoras. Pela Editora do Brasil tem cinco livros, dois deles com o escritor Jonas Ribeiro. É escritor, educador e contador de histórias. Autor de livros para crianças e jovens, realiza apresentações de contação de histórias, encontros com leitores, oficinas (criação literária, culinária natural etc.) e palestras para todos os públicos (crianças, jovens, adultos, família e educadores). Suas apresentações são pontuadas com humor e muita interação com o público, por meio de histórias, poemas, figuras de barbante e improvisos. Para conhecer mais seus livros e suas pesquisas, acesse o site: www.cesarobeid.com.br
![]()
O ilustrador
Guataçara Monteiro é paraense, formado em Licenciatura em Artes Visuais. É empresário do setor cultural e produtor de Danças Circulares. Mantém um projeto de Artes Visuais com adolescentes portadores de deficiência da APAE de Igaratá. Participou de exposições individuais e coletivas. Mais informações sobre seu trabalho estão disponíveis no site: é: www.guatacarabrasil.com
SERVIÇO:
Título: Cores da Amazônia: frutas e bichos da floresta
Autor: César Obeid
Ilustrações: Guataçara Monteiro
Número de páginas: 96
Formato: 22,5 x 23,5 cm
Preço: R$ 44,90
Indicação leitora: 4º ano (a partir de 9 anos)
Mais informações sobre os livros publicados pela Editora do Brasil estão disponíveis no site www.editoradobrasil.com.










