Sucesso total na campanha SalumiAmo para promoção da salumeria italiana

Este festival de degustação dos tradicionais produtos italianos, conhecidos há mais de dois mil anos, vem sendo realizado há 11 anos em vários países.
Este festival de degustação dos tradicionais produtos italianos, conhecidos há mais de dois mil anos, vem sendo realizado há 11 anos em vários países.

Encerrou-se com sucesso total a realização do Festival SalumiAmo Brasil 2015, inserido no âmbito da Campanha Internacional SalumiAmo para Promoção da Salumeria, organizada pelo governo da Itália, para difundir uma de sua mais antigas tradições gastronômicas.

Quem ainda não conhecia ou quis experimentar novamente os sabores inigualáveis dos produtos da salumeria italiana – como o presunto de Parma, a mortadela de Bologna e salames Milano e Cacciatore – teve a oportunidade de fazê-lo em quatro restaurantes paulistanos que ofereceram, como entrada do jantar, uma seleção especial destes salumi. Estes endereços representavam a gastronomia de diferentes regiões da Itália – Buttina (Toscana), La Madonnina Ravioli (Abruzzo), Piselli (Friuli Venezia Giulia) e Spadaccino (Basilicata).

Em junho de 2014, o governo brasileiro liberou novamente as importações.
Em junho de 2014, o governo brasileiro liberou novamente as importações.

Este festival de degustação dos tradicionais produtos italianos, conhecidos há mais de dois mil anos, vem sendo realizado há 11 anos em vários países, com o objetivo de transmitir sua cultura, história e peculiaridades, além de sabor, textura e sabor únicos, em razão de condições climáticas das regiões onde são produzidos e de características inimitáveis. Estes salumi apresentam excelente valor nutricional, resultado direto da criação e dieta dos animais criados com alimentação balanceada, o que se reflete na qualidade das carnes e permite aos embutidos percentuais inferiores de gordura, bem como de sódio.

Importações liberadas

O governo italiano – por meio do Italian Trade Agency (ITA Brasil), Istituto per la Valorizzazione dei Salumi Italiani (IVSI) e a Associazione Industriali delle Carni e dei Salumi (ASSICA) – promoveu a Campanha internacional SalumiAmo em Sâo Paulo. Para o lançamento da iniciativa, vieram  no Brasil o presidente e a diretora do IVSI, respectivamente, Francesco Pizzagalli e Monica Malavasi, e o chef e especialista em salumeria Cristian Broglia.

No âmbito dela, além do Festival, foram realizados workshops para estudantes, profissionais do setor e trade, além de degustação em vários pontos de venda da capital paulista. As ações foram possíveis graças a liberação feita pelo governo brasileiro, em junho de 2014, das importações desses embutidos, depois de quase 15 anos de proibição – ocorrida em 2002 após o surgimento de um surto de doença vesicular nos suínos criados na Itália.

chef e especialista em salumeria Cristian Broglia
O chef e especialista em salumeria Cristian Broglia fez diversas demonstrações da salumeria italiana durante a ação.

Sabores únicos

Idealizada pelo Istituto per la Valorizzazione dei Salumi Italiani, juntamente com o ITA- Italian Trade Agency e realizada anualmente em países da Europa, Ásia e na América, a campanha SalumiAmo, tem como principal objetivo a difusão deste segmento da cultura gastronômica italiana, trazendo aos brasileiros a história, informações, dicas nutricionais e receitas sobre tudo que envolve a salumeria italiana – integrada por produtos, alguns dos quais já conhecidos no Brasil, como o presunto de Parma, a copa, a pancetta, entre outros itens de diferentes regiões da Itália.

Delícias à mesa: a gama de produtos que integra a salumeria italiana e a torna reconhecida e desejada mundialmente.
Delícias à mesa: a gama de produtos que integra a salumeria italiana a torna reconhecida e desejada mundialmente.

A campanha SalumiAmo é voltada aos consumidores, formadores e influenciadores de opinião e aos empresários e fornecedores de alimentação e varejo e visa a mostrar o sabor, a textura e aroma absolutamente únicos – em razão de condições climáticas das regiões onde são produzidos e de características inimitáveis – de toda a gama de produtos que integra a salumeria italiana e a torna reconhecida e desejada mundialmente. De acordo com Federico Balmas, diretor do ITA Brasil, o programa se estende por todo o ano de 2015 e deve se repetir anualmente no Brasil, a exemplo do que ocorre na Europa e na América do Norte. “O Brasil é hoje um dos mercados estratégicos para a difusão deste segmento da gastronomia italiana, razão pela qual pretendemos também repetir aqui as ações realizadas no mundo”.

Surgido há dez anos, o projeto SalumiAmo foi criado inicialmente na Itália para estabelecer comunicação com os jovens e tornar mais conhecido o sabor inigualável dos deliciosos salumi. O programa foi depois estendido para a França, Inglaterra, Bélgica, Alemanha e seguiu para os Estados Unidos e Japão.

Comentarios fechados.