O promissor futuro das células tronco já chegou!

De acordo com o ortopedista, especialista em terapia celular, Dr. Luiz Felipe Carvalho, conhecido como “Dr. Célula Tronco”, com mais de 9000 pacientes tratados com células tronco em 12 anos, sua vivência e sua experiência avançam e demonstram exatamente isso, o que a ciência conseguiu comprovar, abrindo um vasto mercado ainda pouco explorado pelos médicos.

Longevidade, neuroregeneração e tratamento de lesões e dores crônicas são alguns dos benefícios que o tratamento promete garantir. (Foto: Freepik)

A medicina regenerativa vive um dos momentos mais promissores da sua história. Avanços científicos em terapia celular, principalmente no uso de células-tronco, estão abrindo caminhos antes considerados impossíveis, recuperar tecidos lesionados, retardar processos degenerativos, tratar dores crônicas e até regenerar estruturas neurológicas uma das grandes evoluções já comprovadas pela ciência.

O ortopedista Dr. Luiz Felipe Carvalho especialista em terapia celular, conhecido como “Dr. Célula Tronco”, destaca que o potencial das células-tronco está longe de ser completamente explorado, aumentando cada vez mais a gama de coisas a serem estudadas e tratadas com as células tronco.

“As células tronco já são uma realidade na medicina, sua utilização demonstra extrema eficácia e ainda tem muito a mostrar em diversas outras áreas da medicina”, afirma.

O QUE SÃO AS CÉLULAS TRONCO?

As células-tronco têm a capacidade única de se transformar em diferentes tipos celulares, além de secretarem moléculas que sinalizam e estimulam reparo, reduzem inflamação, dor e modulam o sistema imunológico. Essa versatilidade explica por que elas são usadas em múltiplas frentes da medicina.

Hoje, seu uso é mais consolidado em regeneração de cartilagens, tratamento de tendinopatias crônicas, recuperação de lesões musculares e ligamentares e redução de processos inflamatórios persistentes, mas a fronteira da terapia celular já ultrapassa o campo ortopédico.

CORPO JOVEM POR MAIS TEMPO

Pesquisas internacionais mostram que células-tronco podem atuar diretamente no combate ao envelhecimento celular. Elas ajudam a reparar danos acumulados, estimulam produção de colágeno, melhoram vascularização e modulam inflamações silenciosas, o tipo de processo que acelera o desgaste do organismo ao longo dos anos.

“A expectativa é que, nos próximos anos, protocolos personalizados de terapia celular se tornem parte da medicina preventiva, não apenas de tratamentos de lesão. A ideia é manter tecidos funcionais antes que o dano se torne irreversível”, explica Dr. Luiz Felipe Carvalho.

NEUROREGENERAÇÃO: O PRÓXIMO PASSO

Entre todas as áreas da medicina regenerativa, a neurociência é a que mais gera expectativa. Até pouco tempo, a regeneração neural era considerada uma tarefa quase impossível, devido à complexidade do sistema nervoso. No entanto, estudos recentes mostram que células-tronco podem ajudar na recuperação de circuitos neuronais danificados.

Algumas pesquisas experimentais realizadas atualmente apontam muitos avanços em lesões traumáticas da medula, sequelas de AVC, doenças neurodegenerativas como Parkinson e Alzheimer e até neuropatias periféricas. “Apesar de ainda ser um caminho longo de pesquisa científica até a aplicação ampla, os primeiros resultados sugerem que a capacidade de restaurar conexões neuronais pode deixar de ser ficção científica”.

MEDICINA PERSONALIZADA E ACESSÍVEL

O próximo passo da terapia celular envolve integrar células-tronco a outras tecnologias emergentes, como inteligência artificial, mapeamento genômico e biomateriais 3D. A tendência é que cada paciente tenha um protocolo específico, calculado a partir da sua biologia, estilo de vida e tipo de lesão.

“É consenso que atualmente estamos diante de uma das maiores transformações da medicina moderna. E se hoje as terapias com células-tronco já devolvem qualidade de vida a milhares de pacientes, o futuro promete uma era em que envelhecer, recuperar-se e regenerar-se serão processos muito mais eficientes, naturais e longevos”, destaca o Dr. Luiz Felipe Carvalho.

O ESPECIALISTA

O Dr. Luiz Felipe. (Foto: Dandi Albuquerque)

O Dr. Luiz Felipe Carvalho é gaúcho é médico ortopedista, mestre em Neurociências e Pesquisador em Terapias Celulares e Longevidade, diretor do Departamento de Tratamento com Uso de Células Tronco do CPAH – Centro de Pesquisa e Análise Heráclito. Possui um profundo conhecimento sobre os modernos procedimentos cirúrgicos da coluna vertebral e também trabalha com técnicas minimamente invasivas.

É diplomado pela Academia Americana de Medicina Regenerativa (AABRM), e pelo grupo Latino Americano ORTHOREGEN. Atualmente está estruturando o serviço de Medicina Regenerativa na Cidade de São Paulo para tratamentos de Artrose e de dores crônicas osteomusculares. Dr. Luiz Felipe Carvalho é ortopedista especialista em coluna vertebral e medicina regenerativa e neurociências.

Já tratou grandes atletas como o jogador de futebol Rodrigo Dourado e o Ferreirinha do Grêmio. Além do tenista Argentino naturalizado Uruguaio Pablo Cuevas que faz tratamento com célula tronco desde 2017 melhorando muito sua performance avançando no ranking desde então.

#CélulasTronco #Medicina #Ortopedia #LuizFelipeCarvalho #Saúde @celulastronco @luizfelipecarvalho

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*