“Teatro-Baile conta Missa do Vaqueiro – em processo” espetáculo em São Paulo

Peça reinaugura sede da tradicional companhia na Vila Ré.

Missa do Vaqueiro  tera apresentações gratuitas. (Foto: Débora Peccin)

 

Seguindo a missão de fazer um teatro que retrata a cultura popular, estimulando a troca afetuosa entre público e plateia, o CTI – Teatro-Baile faz uma abertura do processo de criação de seu novo trabalho. Teatro-Baile conta Missa do Vaqueiro – em processo marca a reinauguração da tradicional sede do grupo, na Vila Ré, na zona leste de São Paulo. As apresentações são gratuitas e acontecem entre 28 de novembro e 8 de dezembro, às sextas, aos sábados e às segundas, às 20h, e, aos domingos, às 18h. Em caso de chuva, a sessão é cancelada. Em 2026, o espetáculo faz sua estreia oficial, com temporadas entre janeiro e março.

O espetáculo investiga a “Missa do Vaqueiro”, da cidade de Serrita-PE, criada em homenagem a Raimundo Jacó, o vaqueiro mais importante que se tem notícia! Raimundo Jacó, primo legítimo de Luiz Gonzaga, tem seu nome entoado lá no fundo da Caatinga, em todo terceiro domingo de Julho, desde 1970. Um grito de justiça no sertão por Raimundo Jacó, o vaqueiro encantado!

“Só lembrado do cachorro que ainda chora a sua dor”.

A dramaturgia é coletiva e a equipe criativa está toda em cena. Os intérpretes são Adriel Vinícius, Azre Maria Tarântula, Beto Bellinati, Bia Nascimento, Débora Peccin, Edu Brisa, Evandro Cavalcante, Fefê Camilo, Juliana Crifes, Kinda Marques, Mariane Lima, Michel Xavier, Roma Oliveira, Samara Neves, Ton Moura e Val Ribeiro.

Para essa grande festança, um elemento fundamental é a música. Além das canções do Rei do Baião, o coletivo apresenta composições próprias, inspiradas em ritmos nordestinos. Para isso, a montagem conta com sanfonas, zabumba, triângulo, baixo, baixo elétrico, pandeiro e outros instrumentos de percussão. Visualmente, o grupo também vai explorar as máscaras. Serão feitas várias para reproduzir cabeças de boi em papelão.

SERVIÇO:

Teatro-Baile conta Missa do Vaqueiro – em processo

Data: 28 de novembro a 8 de dezembro, às sextas, aos sábados e às segundas, às 20h, e, aos domingos, às 18h

Local: Sede CTI Teatro-Baile – Rua Pangauá, 381 – Vila Ré (São Paulo, SP.)

Ingressos: gratuitos – Retirada 1h antes do início da apresentação.

Em caso de chuva, não haverá espetáculo.
Capacidade: 
35 lugares

Duração: 60 minutos
Classificação: Livre

#TeatroBaileMissaDoVaqueiro #CTITestroBaile #Teatro #TeatroBaile #MissaDoVaqueiro, TradiçãoNordestina #CulturaPopular #Teatro #Cultura #SãoPaulo #ApresentaçõesGratuitas #Grátis #teatrobaile @missadovaqueiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*