‘Reserva São Francisco’: livro fomenta a conservação da Mata Atlântica

Reserva Biológica Estadual do Aguaí, uma das dez unidades de conservação de proteção da Mata Atlântica de Santa Catarina.
A obra foi editado pelo próprio time da reserva.

Fotos: Junior Santos

O mês de outubro foi marcado pelo lançamento do livro Reserva São Francisco, uma publicação inédita que conta a história da Área Particular de Preservação Ambiental chamada de Reserva São Francisco, localizada em Nova Veneza, município de Santa Catarina. Editado pelo próprio time da reserva, o livro reúne fotografias, relatos e dados científicos que revelam a importância da conservação da Mata Atlântica na região sul do estado.   

A Reserva São Francisco, situada em uma porção da Serra Geral, carrega uma história marcada pela transformação da paisagem. Antes da chegada dos primeiros colonizadores, as encostas eram recobertas por densas florestas de Mata Atlântica, habitat de inúmeras espécies animais e vegetais. Com o avanço da colonização, no entanto, a vegetação nativa passou a ser intensamente explorada, sobretudo pela atividade madeireira, resultando em um processo acelerado de degradação ambiental.   

As densas florestas de Mata Atlântica, habitat de inúmeras espécies animais e vegetais.

PRESERVAÇÃO E RESISITÊNCIA

Foi nesse cenário que, em maio de 2002, o casal Sidney José Damiani, CEO da Damyller, e Marli Bortolin enxergou uma oportunidade de resgate. Ao observar uma das montanhas do distrito de Rio Cedro Alto, decidiram que aquele pedaço de terra não poderia ser apenas mais um fragmento perdido da Mata Atlântica. Movidos pelo desejo de preservar o que ainda resistia e devolver vida ao que havia sido destruído, adquiriram uma área inicial de 17 hectares.   

O que começou como um pequeno núcleo de preservação foi, com o tempo, se expandindo. Novas áreas foram incorporadas e ações de manejo, como o plantio de espécies nativas, aceleraram o processo de regeneração natural da floresta. Hoje, mais de 1.500 hectares formam a Reserva São Francisco, considerada uma das maiores áreas privadas de conservação de Santa Catarina, já em estágio avançado de recuperação — um processo que pode levar mais de 60 anos até se aproximar de uma floresta primária.   

O que começou como um pequeno núcleo de preservação foi, com o tempo, se expandindo.

PARCERIA FORTALECEDORA

Durante essa jornada, o casal conheceu os pesquisadores do Instituto Felinos do Aguaí, que há mais de 20 anos atuam na Reserva Biológica Estadual do Aguaí e seu entorno. A parceria, firmada em 2015, fortaleceu ainda mais o trabalho de proteção, pesquisa e educação ambiental. Desde então, a união entre as duas iniciativas ampliou a conectividade entre áreas preservadas, garantiu refúgio para diversas espécies ameaçadas e contribuiu para a proteção dos mananciais hídricos da região.   

Conectada hoje à Reserva Biológica Estadual do Aguaí — uma das dez unidades de conservação de proteção integral de Santa Catarina —, a Reserva São Francisco se tornou um símbolo de resistência e esperança, mostrando como iniciativas privadas podem desempenhar um papel essencial na conservação da biodiversidade e na construção de um futuro mais sustentável.   

A Reserva Biológica Estadual do Aguaí, símbolode resistência e esperança para a fauna e flora.

OBRA REPLETA DE BELAS IMAGENS

A obra é repleta de lindas imagens da diversidade local.

O livroReserva São Francisco’ é resultado dessa trajetória. Além de reunir belas imagens da fauna, flora e paisagens da região, a obra também tem caráter científico, registrando anos de pesquisa desenvolvidos por uma comunidade de biólogos, botânicos, veterinários e fotógrafos.   

“Quando ainda estava no colégio, perguntaram-me que marca eu gostaria de deixar no mundo. Na época, não soube responder. Hoje, entendo que a Reserva São Francisco é esse legado. Esse livro é um convite para que mais pessoas se engajem e percebam que pequenas atitudes ambientais podem transformar nossas ruas, bairros e cidades em um lugar melhor para se viver”, afirma Sidney.   

SERVIÇO:

Com tiragem limitada de 1.250 exemplares, a obra terá vendas restritas. Serão disponibilizados 100 livros para compra pelo WhatsApp (48) 99974-2200).

Além disso, os livros serão distribuídos a pesquisadores, escolas da região e universidades, reforçando o caráter educativo e científico do projeto. O lançamento também estará disponível em PDF para quem se interessar em conhecer o trabalho.

#ReservaSãoFrancisco #ReservaBiológicaEstadualDoAguaí #MataAtlântica #SidneyJoséDamiani #MarliBortolin #Damyller #PreservaçãoAmbiental #MeioAmbiente #Ecologia #Fauna #Flora #Paisagens #Livros #Fotografia #Literatura #Artes #Cultura #NovaVeneza #SantaCatarina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*