Grande evento realizado no Auditório Oscar Niemeyer do Parque Ibirapuera, em São Paulo, acende as luzes e as telas da 20ª e icônica edição do Festival do Cinema Italiano no Brasil.

Imagens: ITALCAM/Divulgação
Na noite de 28 de outubro, um grande evento tomou conta do Auditório Oscar Niemeyer, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, para a abertura oficial da 20ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil. A mostra, é um projeto organizado pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (ITALCAM), em colaboração com a Embaixada da Itália no Brasil e com o Ministério da Cultura, para, desde 2005, celebrar a excelência e a criatividade da arte e da cultura da Bella Italia, conectando o público brasileiro a essa rica tradição cinematográfica.
Os mais de de 1.000 convidados, que lotaram as dependências do espaço, foram recepcionados no palco de evento pela diretora e curadora do festival, Erica Bernardini, e pelo talentoso ator Reynaldo Gianecchini. O encontro com o público cinéfilo foi ainda prestigiado pela presença do renomado ator italiano Antonio Catania, que atua em dois filmes marcantes da programação – o inédito “De Nápoles a New York”, dirigido por Gabriele Salvatores, que foi o longa exibido e muito aplaudido na abertura fo festival; e o clássico “O Jantar”, de Ettore Scola, que integra a retrospectiva dos mestres do cinema italiano -. simbolizando a ponte entre o ontem e hoje do panorama cultural italiano.
A edição especial dos 20 Anos do Festival de Cinema Italiano no Brasil celebra “Il Cinema che Racconta, I Maestri che Ispirano” (O Cinema que Conta, Os Mestres que Inspiram), e traduz um mergulho nos mestres que transformaram a linguagem cinematográfica italiana e deixaram um legado que continua a inspirar novas gerações. “Celebrar 20 anos do Festival é celebrar também as pontes culturais entre Itália e Brasil, construídas ao longo de duas décadas com muito esforço, parcerias institucionais e apoio de patrocinadores visionários. Mais do que um festival, somos um espaço de encontro, memória e descoberta”, registra Erica Bernardini.

INÉDITOS E RETROSPECTIVA
A 20ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil reúne uma seleção especial e gratuita que mescla estreias inéditas no país e uma retrospectiva de obras famosas daquele país.
Na seção “Inéditos”, o público terá oportunidade de ver algumas das produções mais aguardadas do cinema italiano contemporâneo. Entre os destaques, estão: L’Abbaglio (A Ilusão), de Roberto Andò, com Tony Servillo, aborda as estratégias militares atribuídas a Giuseppe Garibaldi e o contexto histórico da campanha de 1860; Hey Joe, de Claudio Giovannesi, estrelado por James Franco, sobre o reencontro dramático entre um veterano americano e o filho que nunca conheceu, além do road movie Le Città di Pianura (A Última Rodada), de Francesco Sossai, selecionado na Mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes 2025.
Já a seção “Retrospectiva” homenageia os grandes maestros do cinema italiano, trazendo de volta às telas obras que marcaram a história da sétima arte. Entre os destaques, estão Ladri di Biciclette(Ladrões de Bicicletas), de Vittorio De Sica, marco do neorrealismo; Paisà, de Roberto Rossellini, que narra em episódios a libertação da Itália na Segunda Guerra e L’Amore in Città (Amor na Cidade), antologia de seis episódios, cada qual dirigido por um autor diferente, reunindo diferentes olhares sobre “amor, desejo, vida urbana” no pós-guerra.

PREMIAÇÃO ESPECIAL
E o filme mais assistido no streaming durante o festival será coroado com o Prêmio Pirelli de Cinema Italiano, reafirmando a força da audiência digital e o papel da tecnologia como elo entre a sétima arte e o público. Neste ano que marca a 20ª edição do Festival, a homenagem celebra os grandes mestres do cinema italiano, que foram artistas que apresentaram seu olhar sobre o mundo e continuam inspirando novas gerações, do pós-guerra à era digital.
De autoria de Márcio Casarotti, o troféu de 2025, intitulado “Il Maestro delle Immagini Eterne” (O Mestre das Imagens Eternas), homenageia o diretor como um verdadeiro ícone da arte cinematográfica, alguém que conduz sua obra com sensibilidade, técnica e imaginação.
“Nesta edição especial, pensamos em uma escultura que simboliza não apenas a longevidade do evento, mas também a força transformadora e a relevância atemporal docinemacomo expressão artística e cultural”, afirma Cesar Alarcon, CEO da Pirelli para a América Latina, patrocinadora master do festival. Alarcon ainda completa, dizendo que o desenvolvimento desse grande evento cinematográfico foi pensado para traduzir o movimento contínuo docinema, que conecta passado, presente e o futuro.“É uma metáfora da busca incessante dos cineastas por transformar experiências humanas em arte, memória e emoção.”

ASSISTA ONDE QUISER!
As exibições dos filmes do 20º Festival de Cinema Italiano no Brsil – sempre gratuitas – acontecem até 29 de novembro, em mais de 100 salas de cinema, centros culturais e universidades distribuídas por todo o Brasil. Além disso, os filmes também estarão disponíveis por streaming online gratuito. Ao todo, são 24 títulos, sendo 12 inéditos e 12 clássicos, selecionados a dedo pela organização do evento.
ACESSE E ASSISTA OS FILMES, CLICANDO AQUI. | E CONFIRA AS FICHAS TÉCNICAS DOS FILMES SELECIONADOS AQUI.
VEJA, ABAIXO, O VÍDEO COM A VINHETA DO 20º FESTIVAL DE CINEMA ITALIANO NO BRASIL!
E BUONA VISIONE!!!
#20FestivalDeCinemaItalianoNoBrasil #FestivalDeCinemaItaliano #EricaBernardini #ReynaldoGianecchini #AntonioCatania #ITALCAM #EmbaixadaDaItáliaNoBrasil #MinistérioDaCultura #PrêmioPirelliDeCinema #PrêmioPirelli #Pirelli #PrêmiosDeCinema #CesarAlarcon #AuditórioOscarNiemeyer #ParqueDoIbirapuera #SãoPaulo #Itália #CinemaItaliano #Cinema #Filmes #Artes #Cultura #Streaming #Eventos #CinemaGrátis #FilmesGrátis #ProgramaçãoGratuita #Grátis










