O primeiro cruzeiro a gente nunca esquece!

Francisco Ancona Lopez, especialista em viagens marítimas e autor do livro “Memórias do Deck” traz sua experiência para a nova temporada de cruzeiros, que deve se iniciar em novembro.

“Memórias do Deck – Histórias e Bastidores dos Cruzeiros Marítimos no Brasil”,, traça um panorama inédito sobre a navegação de passageiros no Brasil. (Foto:  Garoa Livros/Divulgação)

A publicitária Ana Sangia, como sempre, quis fazer uma viagem bacana com seu pai. Hoje, ele está com 80 anos e ela, neste momento, vem organizando sua agenda para que, nas férias de janeiro de 2026, ambos possam fazer um cruzeiro de curta duração, aqui mesmo no Brasil. “Meu plano era fazer essa viagem de navio no ano passado, com uma querida amiga e nossos pais, ambos amigos de longa data, mas nossas agendas não combinaram”, lamenta Ana Sangiacomo. “Minha amiga fez a viagem com o pai, que tem 93 anos e pelo relato dela, foi sensacional. Por isso, me animei em seguir com o plano”.

Ana tem feito muitas pesquisas e fará muitas perguntas ao agente de viagem, quando for contratar o pacote do cruzeiro, mas as dúvidas que ela apresenta não são em vão. Francisco Ancona Lopez, consultor e especialista em viagens marítimas, dá dicas para não errar na hora da escolha do cruzeiro. Com mais de 300 embarques e 1.200 dias a bordo, ele acaba de lançar o livro “Memórias do Deck – Histórias e Bastidores dos Cruzeiros Marítimos no Brasil”, pela Garoa Livros.

CONFIRA 10 DICAS DA OBRA LITERÁRIA PARA “MARINHEIROS DE PRIMEIRA VIAGEM”

1) Para a primeira viagem, melhor optar por trechos curtos, para que o turista se sinta bem no novo ambiente. Como em qualquer meio de transporte, podem ocorrer enjoos e até claustrofobia, que merecem cuidado e atenção.

2) Não se impressione só com o tamanho e a decoração do navio. A sugestão é que as descobertas desse novo ambiente aconteçam ao longo da viagem. Permita-se ao deleite.

3) Sua mala deve ser de porte médio, com roupas leves, esportivas e confortáveis. Considere que o espaço da cabine é limitado.

4) Para as mulheres, é bom saber que há secadores de cabelos em todas as cabines, mas não leve pranchas de cabelo ou ferro de passar na mala, por questão de segurança.

5) Embarque e desembarque – como em qualquer outro veículo de transporte coletivo, há regras e procedimentos para o “check in” e “check out”, onde pode ocorrer alguma espera. Tenha paciência porque a sua vez chegará em breve, mas a segurança de todos é a prioridade. Relaxe, porque você está passeando.

6) Refeições – os salões destinados às refeições são amplo e costumam ter várias “ilhas” de alimentos no padrão ‘self service’. Há também os restaurantes à la carte, se for de sua preferência.

7) Suas bebidas preferidas também poder fazer parte do pacote, no momento da contratação. Se você quiser beber algo específico nos diversos bares da embarcação, sinta-se à vontade.

8) É importante verificar a moeda usada na embarcação. Mesmo em costa brasileira, a empresa responsável pelo navio adota políticas de seus países de origem a cobrança de gastos extras durante a viagem.

9) Um cartão de crédito com validade internacional será útil. Ele será cadastrado no embarque para pagamento das despesas extras. Valores em dinheiro podem ser depositados em uma espécie de cartão pré-pago e eventualmente complementados durante o cruzeiro.

10) A conexão de internet no navio é artigo de luxo. Sem torres de transmissão, obviamente, o sinal é via satélite e para quem precisa. Há pacotes disponíveis para contratação a bordo, se for necessário. Para quem não precisa, é uma ótima oportunidade para um detox das telas.

Agora é só se “jogar” na viagem, curtindo a piscina, as atividades dos decks, shows, etc, bem como a experiência de estar cercado pelo mar, em um cenário que sempre fascina, mesmo os mais experientes viajantes. “Olhar o céu, sol, lua e o mar estando em um deck, sempre será mágico, mesmo depois de 300 viagens em todo tipo de navio que você imaginar”, sugere Ancona Lopez.

O EXPERIENTE VIAJANTE

A publicitária Ana Sangia, com Francisco Ancona Lopez em cruzeiro inesquecível. (Foto: Acervo Pessoal)

Publicitário e consultor de marketing, Francisco Ancona Lopez atuou em turismo e cruzeiros marítimos durante 40 anos. Foram mais de 300 embarques em 25 navios diferentes; 1.300 dias de navegação na costa brasileira, Bacia do Prata, Terra do Fogo, Caribe, Mediterrâneo, Ilhas Gregas e Emirados Árabes. Trabalhou com os pioneiros da indústria, criou campanhas premiadas, comandou ações de comunicação e relações públicas, organizou eventos, montou equipes de artistas e tripulantes. Além disso, liderou iniciativas de sucesso como o desenvolvimento e implantação de novos roteiros, o lançamento e popularização dos cruzeiros temáticos no Brasil. Navegou pelos anos de ouro, e também acompanhou de perto crises e transformações do setor, com suas potencialidades e desafios de dimensões oceânicas. E, portanto, testemunha e agente transformador da história dessa apaixonante forma de viajar. Revisitando seu arquivo de documentos, fotos, vídeos, objetos de bordo, maquetes, publicações e recortes de imprensa ligados ao setor de cruzeiros marítimos,]

O LIVRO

“Memórias do Deck – Histórias e Bastidores dos Cruzeiros Marítimos no Brasil”, de Francisco Ancona Lopez, traça um panorama inédito sobre a navegação de passageiros no Brasil. Além de um histórico completo do setor, com detalhamento das companhias que por aqui operaram e dos navios que por aqui passaram, traz ainda uma lista de personagens que ajudaram a desbravar e popularizar esse mercado – de Hebe Camargo a Roberto Carlos. São 480 páginas coloridas e ricamente ilustradas com mais de 900 imagens. Saiba mais em: www.memoriasdodeck.com.br.

#MemóriasDoDeck #FranciscoAnconaLopez #GaroaLivros #DicasCruzeiros #CruzeirosMarítimos #ViagensMarítmas #Cruzeiros #LivrosDeViagens #Livros, #Literatura #Viagens #Turismo

 

2 Comentarios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*