Lançada a Rede Estadual de Trilhas de São Paulo

Roteiros mapeados estão distribuídos por 104 municípios paulistas e contemplam atividades como trilhas de médio e longo curso, cicloturismo e roteiros temáticos.

Setur-SP institui a Rede Estadual de Trilhas de São Paulo, em lançamento realizado na Abeta Summit, (Foto: Pixabay/Divulgação SETUR-SP)

A estância turística de Caraguatatuba foi palco do maior evento do país sobre turismo de natureza e aventura: o 22º Congresso Brasileiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura, o Abeta Summit 2025, promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (ABETA), com a participação da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de SP (Setur-SP).

A Setur-SP esteve presente com um estande divulgando o programa de certificação em gestão de segurança em atividades de turismo de aventura (SP Ecoaventura); destinos de turismo de natureza: como o Litoral Norte, a Mantiqueira Paulista e o Vale do Ribeira; parques estaduais de São Paulo, com a Fundação Florestal; trilhas de longo curso, como o Caminho da Fé, a Rota da Luz, a Transmantiqueira, entre outras.

Na ocasião, foi instituída oficialmente a Rede Estadual de Trilhas de São Paulo, a partir de uma resolução conjunta entre a Setur-SP e a Fundação Florestal. Também será lançada uma publicação com estudos e mapeamentos de trilhas no Estado de São Paulo, incluindo as atividades relacionadas, como cicloturismo e caminhadas.

CONEXÃO COM A BIODIVERSIDADE

A publicação ajuda o leitor a se identificar com os perfis mais comuns de trilheiros, classifica os percursos por nível de dificuldade, destaca as trilhas consideradas imperdíveis no Estado de São Paulo e dá dicas de equipamentos e segurança para aproveitar o melhor do percurso.

“O material será um caminho para turistas se conectarem com a biodiversidade, valorizando as comunidades locais e reconhecendo a importância do turismo sustentável”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP. Até o momento, fazem parte da publicação mais de 286 trilhas distribuídas por 104 municípios paulistas.

A Setur-SP também reconhece empresas certificadas pela ABNT com Certificado de Conformidade de Sistema de Gestão da Segurança em Turismo de Aventura, atendendo aos requisitos da Norma ABNT NBR ISSO 21101: 2014, um projeto desenvolvido em conjunto com SEBRAE SP, ABETA E ABNT, sendo elas: Cachoeira da Toca, Bikers Rio Pardo, Jipe Aventura, Turismo Ilhabela, Green Way Brasil, Pro high Adventure, Rio Abaixo Aventura, Rotas e Rochas Aventura, Una ecoturismo e Ecopark Lago Suspenso.

A iniciativa foi articulada pela Setur-SP, em parceria com a Associação da Rede Brasileira de Trilhas, a Fundação Florestal, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo e o Ministério do Meio Ambiente.

#RedeEstadualDeTrilhasDeSão Paulo #SeturSP #FundaçãoFlorestal #RobertoDeLucena #TrilhasSãoPaulo #Trilhas #Ecorturismo #Biodiversidade #Turismo #AbetaSummit #SãoPaulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*