Sete benefícios do boxe para uma vida mais saudável

 

Alexandre Brufatto, coordenador da Jab House, é quem explica as vantagens do esporte e porque incorporá-lo em seu dia a dia.

A Jab House traz pequenos circuitos que misturam golpes de boxe com treino funcional.
Foto: divulgação

A prática de atividades físicas, por si só, faz muito bem à saúde. Porém, nem todos gostam ou se atraem pela rotina da musculação, buscando em outras atividades e esportes algumas alternativas para alcançarem uma melhor forma física e uma vida mais saudável. Nesse sentido, um dos esportes que tem ganhado muitos adeptos é o boxe, considerado uma arte marcial milenar e que proporciona uma série de benefícios para o corpo e a saúde como um todo. De acordo com Alexandre Brufatto, coordenador da Jab House, marca da rede de Studios do Grupo Smart Fit com pequenos circuitos que misturam golpes de boxe com treino funcional, o esporte é democrático, ou seja, qualquer pessoa pode praticá-lo, desde que faça uma avaliação médica antes, e traz inúmeros benefícios para os praticantes.

“Em alguns casos específicos, como por exemplo, problemas articulares ou inflamatórios nos punhos, cotovelos e ombros, ou para gestantes em início de gestação, a prática deve ser proibida”, explica. O treinamento atua como um grande aliado na perda de peso, já que é uma atividade que ativa diversos grupamentos musculares, além de realizar trabalhos de velocidade e potência, gerando um alto gasto calórico. “Além disso, o treino traz outros benefícios, como a melhora do condicionamento físico geral e da autoestima do praticante, redução do estresse, tempo de reação, agilidade e, é claro, atua na defesa pessoal”, comenta o profissional.

No Studio, as aulas funcionam da seguinte maneira: Primeiro, é realizada a parte da técnica, onde são ensinados os golpes; depois, um aquecimento e, na sequência, a parte principal, composta por 10 rounds de três minutos e 30 segundos cada, com um circuito onde o aluno alterna rounds na Aqua Bag – bag de boxe que contém água, o que reduz o impacto nas articulações – e rounds no Step – seguindo uma periodização -, onde são realizados movimentos musculares localizados ou movimento de treinamento funcional. “Uma boa frequência para quem está começando são três vezes por semana, em dias alternados. Para alunos mais avançados, a prática pode ser diária, já que o nosso programa segue uma periodização com ênfase muscular”, comenta.

A seguir, Alexandre listou uma série de vantagens que a prática do boxe pode trazer para uma vida mais saudável e plena. Confira:

1. Ativa diversos grupamentos musculares

A prática do boxe trabalha diversos músculos ao mesmo tempo, como braços, pernas e abdômen, entre outros, que são constantemente trabalhados durante a repetição dos movimentos rápidos e intensos “Em muitos casos, em um único golpe, é necessário movimentar o corpo todo para obter sucesso. Sendo assim, o esporte é ótimo para trabalhar diversos músculos de uma só vez, ajudando a tonificá-los”, explica Alexandre. “Porém, é importante também que os praticantes mantenham uma alimentação regrada e balanceada, além de se hidratarem regularmente para os resultados serem mais efetivos”, alerta.

2.Gera alto gasto calórico e auxilia na perda de peso

Com treinos intensos, o boxe favorece o emagrecimento e é um esporte muito dinâmico, com diversas movimentações em todo o corpo, o que auxilia não só na definição dos músculos, mas também na perda de peso e redução de gordura, sendo possível perder, por aula, de 600 a 1000 calorias, sendo um ótimo aliado no combate à obesidade. “O gasto calórico em um treino da Jab House, que une o boxe convencional ao treinamento funcional, pode chegar a até 700 calorias, pois existem momentos nos quais realizamos trabalhos de velocidade e potência, gerando um alto gasto calórico”, comenta Brufatto.

3. Melhora o desempenho cardiorrespiratório e o condicionamento físico geral

Além da perda calórica que o esporte proporciona, o que é muito benéfico para o coração, antes da prática do esporte, existe todo um preparo e condicionamento físico realizado antes da parte técnica, que envolve força, equilíbrio, coordenação, velocidade, resistência, entre outros fatores. Tal preparo melhora o desempenho cardiorrespiratório do praticante e, consequentemente, ajuda a melhorar também o seu condicionamento geral, se tornando mais resistente. “Além disso, o boxe é um exercício aeróbico, mantendo os batimentos acelerados durante a prática, elevando a taxa de bombeamento do sangue e, assim, auxiliando em uma respiração mais profunda durante a atividade, o que melhora, significativamente, todo o sistema respiratório”, comenta o coordenador da Jab House.

4. Reduz o estresse

A prática de atividades físicas, por si só, libera hormônios como a endorfina, ocitocina, dopamina e serotonina, que melhoram o humor, reduz o estresse físico e mental e contribui para o bem-estar das pessoas. “No boxe, os movimentos repetitivos, como os socos em sacos de pancadas, ajudam muito na redução de estresse e promovem uma sensação de bem-estar que perdura por horas depois da prática. Além disso, o combate promovido pela luta ajuda a extravasar raivas e angústias, ajudando a acalmar a mente após o treino”, explica Alexandre.

5. Aumenta a autoestima

Uma vez que o estresse diminui, a partir da liberação de hormônios que proporcionam prazer, a prática também proporciona, consequentemente, o aumento da autoestima das pessoas. “Além disso, a perda de peso e o tônus muscular deixam o corpo com um melhor aspecto, reduzindo medidas, o que também aumenta a autoestima do praticante”, explica Brufatto. “E, indo além da questão física, a autoestima está relacionada também ao comportamento das pessoas. Com o boxe, as pessoas aprendem a se defender melhor, o que também é uma forma de se sentir bem consigo mesmo, gerando mais confiança e bem-estar”, ressalta.

6. Aumenta a resistência e a força

A prática do boxe exige muita força e resistência, uma vez que, durante as aulas, são feitos diversos movimentos repetitivos e o corpo está sempre em movimento. E, na Jab House, isso vai além, já que as aulas são compostas por pequenos circuitos que misturam golpes de boxe com treino funcional. “Ou seja, incorporamos outros treinamentos de força e intensidade no treino, que conferem ainda mais resistência e força para os praticantes, além de ajudar na melhora da flexibilidade e coordenação por meio dos golpes ensinados”, comenta o profissional.

7. Ajuda na defesa pessoal

Além de todas essas vantagens, o boxe ainda é ótimo e muito procurado por pessoas que querem aprender com a luta uma forma de se defender em alguma situação de risco, ainda que não seja o objetivo principal da aula. “A defesa pessoal é um dos benefícios do esporte e ajuda muito os praticantes, especialmente mulheres, a se sentirem mais seguros diante de determinadas situações e adversidades no dia a dia. Tudo o que é aprendido na prática pode ser utilizado a seu favor”, explica.

Por fim, Alexandre ainda ressalta que, apesar de não ser fácil no começo, e de gerar um certo desconforto, a longo prazo, a prática trará muitas vantagens para uma vida mais saudável. “Não tenha medo ou vergonha de iniciar a prática! Em nossas aulas, os professores são treinados para ensinarem desde uma pessoa que nunca praticou atividade física até os mais experientes. Lembre-se: é saindo da zona de conforto que você evolui e conquista os melhores resultados”, finaliza.

Serviço:

Race Bootcamp, Vidya, Jab House e Tonus Gym

Instagram: @racebootcamp, @vidyastudio, @jabhouse e @tonusgym

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