União entre tecnologia 3D, diversidade e arte promove o acesso de estudantes da São Paulo Escola de Dança a manequins em tamanhos reais.
A São Paulo Escola de Dança, Centro de Formação em Artes Coreográficas, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, com gestão da Associação Pró-Dança e direção artística e educacional de Inês Bogéa promoveu no último semestre a iniciativa que importou para a formação artística um recurso cada vez mais utilizado no mundo da moda: a tecnologia 3D para escaneamento de pessoas diversas em formas corporais para confecção de manequins em tamanhos reais.
No último ano, encomendada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), um levantamento executado por técnicos do Senai/Cetiqt utilizou essa mesma tecnologia para escanear quase 7 mil brasileiras que vestem do 34 ao 62 nas cinco regiões do país. A pesquisa inédita obteve resultados reveladores, que podem levar a uma nova padronagem de roupas femininas no Brasil, pois, ao contrário do pressuposto sobre a predominância da forma ‘ampulheta’ (cintura marcada, busto e quadril em proporção) – que justifica, até então, a maior oferta de roupas para este formato de corpo no mercado –, o estudo revela que 76% das mulheres têm o formato ‘retangular’ (busto, cintura e quadril alinhados) e apenas 6% no formato ‘ampulheta’ ¹.
Se a junção entre tecnologia e moda tem demonstrado sua atualidade para a indústria, a utilização do escaneamento 3D no campo da Dança aponta para aspectos inovadores como a visibilidade sobre os diversos tamanhos e estéticas corporais que integram este meio. A parceria da São Paulo Escola de Dança com a MYM, empresa brasileira especializada na criação de manequins e avatares digitais altamente realistas que tem como missão a oferta de opções a todos os tipos de corpos e a moda diversa e inclusiva, neste sentido, busca abordar institucional e pedagogicamente o tema.
TROCA DE SABERES
Criada em 2022 pelo Governo do Estado de São Paulo, a São Paulo Escola de Dança é uma instituição que promove o aprendizado e a troca de saberes a partir da especificidade da dança interligada com todas as linguagens artísticas, com foco na valorização da pluralidade. Um de seus eixos de atuação, os Cursos Regulares, têm como objetivo oferecer formação em caráter técnico aos estudantes que podem optar entre sete Cursos: Dança e Performance, Técnicas da Dança, Dramaturgia da Dança, Multimídias para Dança, Produção e Gestão Cultural, Teatro Musical e Figurino na Dança. Os estudantes deste último foram impactados positivamente de forma singular pela aquisição dos manequins, que integram o ateliê de Figurino na Dança desde maio deste ano.
Além disso, quatro estudantes de outros Cursos Regulares da instituição foram voluntários para a criação dos protótipos que originaram manequins em tamanhos realistas. Dandara Kuntê (33 anos), Débora Vaz (28) e Alice Antônia (21) do curso de Dança e Performance e Estevão Ferreira (19) de Técnicas de Dança foram selecionados entre os voluntários para o escaneamento 3D na sede da empresa a partir da pluralidade de seus corpos.
“Creio ser de extrema importância abordar a diversidade dos corpos que dançam hoje e sempre dançaram. Trazer luz a essa potência por meio de manequins próprios e que conversam com todos os contornos de fato é um ganho e mostra respeito sobre essas existências. Pra mim foi algo diferente e desejo que ajude a vestir corpos como o meu.” – comenta a estudante Débora Vaz.
Além de servir como suporte técnico para aulas de modelagem e criação no curso de Figurino na Dança, as peças também auxiliam a composição de figurinos para a Etapa de Criação Estética e Artística – ou seja, momento em que o conjunto dos sete Cursos Regulares, divididos em grupos de trabalho, colocam em prática conhecimentos acumulados na formação em um projeto prático em Dança que perpassa pelas dimensões criativas e técnicas de todos eles.
“Como uma instituição comprometida em dar voz e espaço consistente para pluralidade em diversos âmbitos – desde eixos de atuação até de especificidades da dança interligadas com todas as linguagens artísticas – esta iniciativa traz como impacto para a Escola a formação de profissionais da Dança a partir de uma atual e necessária reflexão sobre diversidade de corpos que integram este universo.” – fala, Inês Bogéa, Diretora Artística e Educacional da Escola.
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¹ – ‘Pesquisa pode levar a uma nova padronagem de roupas femininas no Brasil’ – G1 – 03/22 https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2022/03/06/pesquisa-pode-levar-a-uma-nova-padronagem-para-as-roupas-femininas-no-brasil.ghtml
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