Receitas Nestlé ensina a fazer um bolo de chocolate perfeito!

Para o Bolo de Chocolate, o ideal é ter esse ingrediente da melhor qualidade.

Hmmm! Nada como um bolo de chocolate recheado e cremoso para deixar nossos dias muito melhores, não é verdade? Receitas Nestlé trouxe seus culinaristas Lucas Fabozzi e Miriam Chagas para ensinar os consumidores a fazerem essa deliciosa e irresistível sobremesa. Confira as dúvidas e dicas abaixo:

1) Qual o segredo para deixar o bolo de chocolate fofinho e cremoso?

O ponto principal para qualquer bolo é seguir a receita à risca, especialmente se a receita escolhida for preparada na batedeira. Algumas massas são feitas com a mistura dos secos e a adição dos líquidos, outras com uma base de ovos e açúcar e há aquelas que são chamadas de amanteigadas; cada tipo precisa ser preparado de um modo diferente, uma vez que é isso que vai garantir o sucesso. Um ponto importante para todas é: não bater demais após adicionar a farinha, pois isso desenvolve demais o glúten e deixa sua massa pesada – ou até “embatumada”.

Além disso, a forma e o tempo de forno dizem muito sobre o preparo, pois é preciso escolher a forma certa para a quantidade de massa e respeitar temperatura e tempo de forno, assim seu bolo não ficará seco, cru ou até mesmo queimar. Adendo importante: as massas com preparos em água quente que são de liquidificador, são as mais usadas por sua praticidade. Geralmente são feitas com óleo e ficam mais macias!

2) Qual é o ingrediente fundamental para fazer o bolo de chocolate perfeito?

Todos os ingredientes influenciam no preparo de uma massa de bolo. O ideal é que estejam, primeiramente, todos em temperatura ambiente; a farinha peneirada ajuda; um fermento de qualidade; ovos de tamanhos médios. Entretanto, como estamos falando de Bolo de Chocolate, o ideal é termos esse ingrediente da melhor qualidade: Chocolate Nestlé Dois Frades ou Garoto são as melhores opções e aqui você pode optar por 50%, 70% ou 100% cacau, o que influencia na cor e sabor de sua massa. As proporções mudam de acordo com cada tipo de chocolate, uma vez que quanto mais forte, menos você precisa utilizar, pois isso conforme a intensidade desejada de cor e sabor. Lembrando que um bolo de achocolatado também é muito bom e que muitos consumidores escolhem essa opção por conta do fácil acesso e disponibilidade nos lares.

3) Há algum tipo certo de chocolate (ou mais indicado) para fazer bolo de chocolate?

Na dúvida, utilize Chocolate Nestlé Dois Frades ou Garoto. Você também pode utilizar achocolatado em pó.

4) Quais são os cuidados que devemos ter com o fermento?
O fermento sempre deve ser adicionado ao final do preparo, pois uma vez que você comece a batê-lo, seu efeito tem início e, caso bata muito ele perderá força. Outro ponto é com relação ao tempo entre o preparo da massa e o de leva-la ao forno, pois o fermento começa a agir e demorar muito para assar o bolo fará com que não tenha o mesmo efeito. Por fim, muitas massas de chocolate levam fermento e bicarbonato de sódio, isso para que elas tanto cresçam como fiquem fofas; o bicarbonato, que também é um tipo de fermento, auxilia a dar uma coloração mais intensa na massa do bolo, especialmente se utilizar o Chocolate em Pó 50%.

5) Há alguma dica especial para a hora de untar o recipiente que irá comportar o bolo?

Atualmente são diversos os tipos de formas encontradas no mercado, desde as mais simples até as mais rebuscadas. Um ponto importante é o de sempre untar muito bem seu recipiente com manteiga ou margarina, espalhando com a ajuda de um pincel culinário ou papel toalha. Uma dica bacana é a de em vez de utilizar a farinha, escolha o chocolate em pó para que isso não mude a coloração ou esbranquice a lateral do seu bolo.

6) Bater a massa no liquidificador ou manualmente impacta no resultado final?

Sim, todo tipo de preparo impacta no resultado final e é importante seguir aquele indicado na receita. Nem sempre todos os ingredientes ficam bem incorporados ao serem batidos no liquidificador; se você bate os ingredientes com a mão, às vezes a textura correta não será obtida, mas, como falado, tudo depende de cada tipo de massa e receita.

7) Qual a temperatura ideal para assar o bolo de chocolate?

A temperatura mais tradicionalmente indicada para fornos convencionais (gás) é 180º, o que chamamos de forno médio. Mais importante até do que a temperatura em si é pré-aquecer o forno na temperatura correta por pelo menos 10 minutos. Algumas massas podem pedir temperaturas mais altas, portanto fique de olho na receita. Fornos elétricos são diferentes, pois mantêm a temperatura constante e geralmente assam o bolo mais rápido, portanto o tempo neles é crucial para ser acompanhado.

8) Quando sei que o bolo está pronto e assado?

Geralmente você sabe que um bolo está próximo de ficar pronto pelo aroma, pois isso significa que os ingredientes estão bem assados. Um jeito bacana é o famoso “teste do palito”: basta espetar um palito de dente mais próximo ao centro do bolo e, caso ele saia seco, seu bolo está assado. Outra dica importante é a de não abrir o forno antes de no mínimo metade do tempo indicado de preparo, do contrário isso impedirá seu bolo de assar corretamente. Na dúvida: utilize um despertador para não esquecer e acompanhe o processo sempre que possível.

Confira mais dicas no blog de Receitas Nestlé, em:

https://www.receitasnestle.com.br/blog-post/manual-do-bolo-perfeito-7-dicas-infaliveis
https://www.receitasnestle.com.br/blog-post/cupcakes-perfeitos-o-guia-definitivo-das-melhores-receitas
https://www.receitasnestle.com.br/blog-post/medidas-para-os-ingredientes-na-cozinha
https://www.receitasnestle.com.br/dica/2016/12/13/como-fazer-um-bolo-perfeito
https://www.receitasnestle.com.br/dica/2016/12/13/como-cortar-rechear-e-cobrir-bolos

#ReceitasNestle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*