Procedimentos caseiros dentários podem ser prejudiciais para sua saúde bucal

O barato, saí caro! Entenda os riscos de um tratamento indevido.

Devido aos valores vistos como elevados para os tratamentos estéticos dentais oficiais, grande parte da população tem optado por alternativas caseiras, criando quase que um novo hábito, fomentado pelas redes sociais.

Porém, os procedimentos vistos na internet ou feitos sem orientação de especialistas podem conter riscos e com o tempo serem os causadores de um possível problema bucal ou até uma doença mais séria.

Itens como bicarbonato de sódio, óleo de coco, pó de juá e de cúrcuma, ganharam destaque nos últimos tempos, ao sair da despensa e serem nomeados como uma “alternativa mais saudável e natural” comparado aos produtos de higiene bucal comuns. Mas fique atento, afinal, não há nada cientificamente comprovado sobre o poder dessas substâncias para limpeza ou clareamento dos dentes.

Muitos destes produtos não têm proteção e nem flúor, deixando os dentes mais expostos à placa bacteriana e cárie, aumentando o risco de proliferação de bactérias nocivas que podem enfraquecer o esmalte do dente, principal barreira que protege a sensibilidade. Por isso, o uso frequente de produtos ativos em pó, como pastas abrasivas à base de carvão, são os principais vilões da saúde bucal.

Um dos problemas mais comuns encontrados nos kits de clareamento vendidos pela internet está no gel para aplicação, que em muitos casos é mais forte do que deveria, resultando em uma agressão dos tecidos, dor de dente e até uma necrose na parte interna. Com o uso contínuo, a destruição da polpa dentária pode resultar em um tratamento de canal e até à perda do dente.

“Para um tratamento eficiente e com a segurança de bons resultados, o melhor caminho é procurar uma clínica especializada em tratamentos estéticos, onde todos os processos serão feitos passo a passo alinhando a necessidade do paciente e o cuidado com a saúde bucal, para depois chegar na parte estética”, comenta Dr. Frederico Marques, cirurgião dentista com expertise em odontologia estética na Clínica Made me A.

Nos últimos anos, diversos tratamentos foram surgindo no mercado estético da odontologia, além do conhecido clareamento que pode ser encontrado em três métodos: laser, combinado (consultório e em casa) e o caseiro com orientação profissional, a procura por lentes de contato dentais e facetas estão em alta e vem ganhando espaço nas clínicas estéticas.

#ClinicaMademeA #FredericoMarques #higienebucal 

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*