Porque os dentes ficam mais sensíveis no verão?

A cirurgiã dentista Daniela Yano explica de que maneira a estação influencia na sensibilidade dos seus dentes e como é possível tratar.

O desconforto causado durante a estação mais quente do ano, é na maioria das vezes é devido à sensibilidade dental.

Muitas pessoas já passaram pela experiência de sentir uma dor nos dentes ao comer algo frio como sorvete. Esse desconforto causado durante a estação mais quente do ano, é na maioria das vezes a sensibilidade dental, que é uma dor intensa e passageira causada pela exposição da dentina (camada interna que envolve o nervo do dente) a, comidas muito quentes ou muito frias.

Esse problema é consequência da dentina exposta, porque de alguma maneira houve a perda da camada de esmalte do dente.Mas afinal, por que será que isso acontece? As causas desse quadro podem ser diversas, mas entre as principais podemos destacar a retração gengival ,as doenças periodontais e a erosão ácida.

Nesta época do ano é mais comum que a sensibilidade apareça devido ao aumento do consumo de bebidas e comidas frias. Por isso temos a sensação de que ela é maior durante o verão. O problema, portanto, nada tem a ver com a estação do ano.

Segundo a Dra Daniela Yano o tratamento depende do fator causador da sensibilidade.O tratamento pode ser feitos desde uma simples troca de pasta de dente , bem como restaurações , aplicações de laser e até mesmo tratamentos gengivais.

Nos meses mais quentes do ano é necessário redobrar alguns cuidados com dieta e higiene oral.

-Evitar alimentos ácidos: estes alimentos aumentam a porosidade do esmalte , facilitando a exposição da dentina.

-Beber muita água: para equilibrar os efeitos de alguns alimentos ácidos, açucarados ou frios, é aconselhável beber água ou leite depois de comê-los.

-Usar flúor dental: É muito importante incorporar o flúor à rotina de higiene bucal. Este mineral fortalece o esmalte e protege o dente da erosão.

Além disso, existem alguns cuidados que podem ser tomados em casa. Use uma escova com cerdas macias, e faça a escovação passando por todos os dentes, porém sem exagerar na força e sempre massageando a gengiva.

Daniela Yano: Graduada em Odontologia pela UNESP, Pós Graduada em Ortodontia pela NEO, Pós Graduada em Ortopedia Funcional dos Maxilares pela CETAO, Pós Graduada em Cirurgia Oral-Menor pela APCD, Pós Graduada em Estética Dental /Planejamento e Comunicação Interdisciplinar/ Fotografia Odontológica Digital- DSD (Digital Smile Design), Pós Graduada em Human Body Total Care (HBTC)– Regulador de Função Aragão, Pós Graduada em Ortodontia pela UNICSUL.

#CETAO
#UNESP
#HBTC
#UNICSUL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*