Nutricionista revela 7 dicas práticas para não fugir da dieta durante as férias

Após as confraternizações de final do ano, começam férias, descanso e muito lazer. Mas como curtir os merecidos dias de descanso, sem deixar de lado a oportunidade de saborear uma boa comida ou guloseima, seja em eventos, com a família ou durante as viagens sem prejudicar a dieta seguida à risca ao longo de todo o ano? Como aproveitar tudo isso sem colocar a perder todo esforço e planejamento para seguir uma alimentação balanceada e respeitar os novos hábitos adquiridos?

Segundo a nutricionista Walkiria Brito, da rede Terra Madre – Orgânicos e Saudáveis – empório especializado em produtos para alimentação equilibrada, saúde e bem-estar – é possível sim desligar a mente e curtir as férias sem abrir mão da dieta. Para isso, a especialista releva 7 dicas úteis, práticas e com benefícios nutritivos para fazer parte do planejamento durante o período de férias. Tome nota:

1. Garanta uma boa ingestão hídrica ao longo do seu dia. Em média, precisamos de 30ml/kg. Uma boa ingestão hídrica garante uma pele bonita, um intestino mais saudável e a frequente eliminação, através da urina, de substâncias tóxicas ao corpo.

2. Consuma chá e suchás! Gelados no calor eles são maravilhosos e refrescantes. Os chás são ricos em bioativos que conferem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de contribuírem com aumento da ingestão de líquidos.

3. Se for participar de alguma confraternização de final de ano, onde haverá muita disponibilidade de comida pouco saudável, o ideal é fazer uma refeição mais equilibrada em casa mesmo, para chegar no evento com maior controle e, assim, poder fazer melhores escolhas e não comprometer a dieta.

4. As castanhas e frutas secas são ótimas opções para serem transportadas em passeios e viagem. Elas são fontes de vitaminas e minerais, como o zinco e vitamina E, que auxiliam em processos metabólicos celulares importantes.

5. No café da manhã, a sugestão é que tenha sempre a opção de uma boa fonte de proteína como, por exemplo: ovos, leite, iogurte ou até mesmo o próprio whey protein ou proteína vegetal em pó. Já existem ótimas opções no mercado. O consumo de proteínas no café da manhã promove um melhor controle do apetite ao longo do dia.

6. Se for consumir bebidas alcoólicas, não exagere na quantidade e evite a ingestão de comidas pesadas e gordurosas associadas ao álcool.

7. Exageros de comida no dia anterior não devem ser compensados com restrições severas no dia seguinte. Neste caso, a dica é praticar uma atividade física, ingerir bastante água e opções alimentares leves e saudáveis, que são mais efetivas.

#TerraMadreOrganicoseSaudaveis #WalkiriaBrito #suchas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*