Nutricionista indica receitas e orienta como alimentação pode auxiliar no combate à celulite 

Alimentos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes são alguns indicados pela profissional.
Alimentos com ação anti-inflamatória e a uma adequada hidratação são capazes de melhorar o aspecto da celulite.

A lipodistrofia ginóide, mais conhecida como celulite, é uma imperfeição estética que possui graus e tipos variados. Ela é caracterizada como um processo inflamatório do nosso tecido celular. Nesse tecido, há um acúmulo de gordura subcutânea, e isso gera uma redução da nossa circulação venosa. Com a influência de hormônios, mais precisamente do estrogênio, predominante nas mulheres, que induz uma retenção hídrica. Isso faz com que as células adiposas, responsáveis pelo armazenamento de gordura, possuam uma dificuldade na oxigenação e eliminação de substâncias tóxicas. Diversos fatores podem contribuir para o surgimento das celulites. Mas quais são eles? Como tratar?

De acordo com Juliana Gonçalves, Nutricionista e Coordenadora do Curso de Nutrição da Estácio RS, diversos fatores contribuem para o surgimento da celulite. Hábitos no estilo de vida, como o sedentarismo, além do uso de alguns medicamentos, como o uso de anticoncepcionais e a alimentação influenciam no seu aparecimento. Ter uma dieta rica em açúcar, gordura, sódio e a ingestão incorreta de líquidos, principalmente água, aumenta o processo inflamatório. O mal funcionamento intestinal também é um fator que pode ocasionar este crescimento.

AÇÃO ANTI-INFLAMATÓRIA

Segundo Juliana, alimentos que possuem ação anti-inflamatória e a uma adequada hidratação são capazes de melhorar o aspecto da celulite. Aqueles que são ricos em silício, como a aveia e arroz integral, por exemplo, além de alimentos com fontes de potássio, como o abacaxi, melancia, banana, morango, entre outros, são responsáveis por auxiliar na retenção e edema.

Outros alimentos importantes são os que possuem ação antioxidante, como frutas cítricas, azeite de oliva extra virgem e alguns tipos de chás, como o de cavalinha e chá verde. Também é válido destacar que uma alimentação com excesso de sódio e açúcar é prejudicial.  Dessa forma, o consumo de água é indispensável, pois oferece ao corpo trocas celulares e o transporte de nutrientes para o organismo, potencializando a desintoxicação.

A nutricionista indica duas receitas que podem auxiliar a combater a celulite, Confira!

SUCO ANTICELULITE 
• Ingredientes:
1 cenoura crua
1 colher de sopa de salsinha
1 colher de sopa de couve
½ maçã
150 ml de água

• Modo de preparo: Bater todos os ingredientes no liquidificador. Servir gelado.

SUCHÁ ANTICELULITE 
• Ingredientes:
Cavalinha – 5 colheres de sopa (30g) das partes aéreas
Gengibre – 2 a 3 centímetros (10g) do rizoma
Salsa – 2 colheres de sopa (12g) da planta toda
Hortelã – 2 folhas frescas
Abacaxi – 2 fatias (260g)
1 litro de água

• Modo de preparo: Colocar o gengibre em água fria (1 litro), após levar ao fogo, quando levantar fervura (100°C), contar 5 minutos e desligar. Quando a água atingir 85°C, acrescentar a cavalinha e a salsinha com a decocção do gengibre preparado anteriormente. Deixar em infusão por 5 minutos.  Bater no liquidificador a infusão preparada junto com o abacaxi e as folhas de hortelã. Levar para geladeira por 2 horas ou bater com pedras de gelo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*