Nova legislação do ICMS pode travar o comércio eletrônico a partir de janeiro

Tema foi abordado durante evento da FecomercioSP, em parceria com a E-bit e Buscapé, que também divulgou o estudo inédito sobre a participação do e-commerce no varejo paulista.

A Emenda Constitucional 87/2015 entra em vigor em primeiro de janeiro de 2016.
A Emenda Constitucional 87/2015 entra em vigor em primeiro de janeiro de 2016.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), por meio de seu Conselho de Comércio Eletrônico, realizou o evento intitulado “A Dimensão do E-commerce no Varejo Brasileiro”. Na ocasião, especialistas em economia digital debateram, entre outros temas, os impactos da nova legislação do ICMS no comércio eletrônico. 

A Emenda Constitucional 87/2015 entra em vigor em primeiro de janeiro de 2016, há pouco mais de dois meses para o início e nada se sabe como as empresas de e-commerce se adequarão para cumprir as novas regras. A proposta, que tramitou como PEC 197/2012 e, que resultou na EC 87/15, tem o objetivo de corrigir uma distorção tributária que permitia o recolhimento de todo o ICMS somente pelo Estado origem onde está a sede da loja virtual. O Estado de destino da mercadoria não tinha qualquer participação no imposto cobrado. Com a nova legislação, ainda em fase de regulamentação por parte dos Estados, as operações que comercializarem bens e serviços a consumidores residentes em outros estados fora da origem deverão recolher o imposto partilhado entre os Estados de origem e destino, proporcionalmente até o ano de 2019, onde o imposto ficará 100% para o Estado de destino da mercadoria. 

No painel destinado ao tema, especialistas, como Leonardo Palhares, vice-presidente da Câmara-e.net; José Balieiro Lima, membro do Cat e do Codecon e Anny Matumura, gerente sênior executiva e diretora da Ernst & Young, acreditam que a nova lei abre brechas para discussão, uma vez que muitas perguntas estão sem respostas. Os Estados devem regulamentar a EC 87, o que ainda não aconteceu.  

Até o momento, por exemplo, se uma empresa de comércio eletrônico opera em todo o território nacional, a única resposta para atender a EC 87 é a necessidade de abertura de Inscrições Estaduais nos 26 Estados da federação mais Distrito Federal. Sem contar que a nova legislação pode, na prática, tornar os benefícios dado às micro e pequenas empresas, por meio do regime tributário do Simples, nulo ou sem efeito prático em termos de simplificação tributária e carga fiscal, uma vez que é operacionalmente oneroso para uma micro empresa abrir Inscrições Estaduais e administrar contabilmente as mesmas para concretizar as vendas dos seus produtos em todo o território nacional. 

De acordo com os especialistas, empresas de grande porte, apesar das dificuldades, conseguirão se adaptar à lei reforçando seus departamentos financeiros acarretando aumento de custos para as operações. Por outro lado, as pequenas e médias empresas podem não conseguir investir no novo formato, o que abre precedentes para o fechamento de atividades e até mesmo o desvio para a informalidade, uma vez que não terão condições de atender administrativamente a complexidade da nova legislação e arcar com a alta carga tributária.  

Nova pesquisa

Pedro Guasti, presidente do Conselho de Comércio Eletrônico da FecomercioSP, apresentou um estudo sobre a participação do e-commerce no varejo paulista. A Pesquisa Conjuntural do Comércio Eletrônico FecomercioSP/ E-bit para o Estado de São Paulo traça as comparações entre os volumes negociados no e-commerce, com o faturamento mensal das lojas do varejo ampliado no Estado, segmentadas em 16 regiões. Também são disponibilizados dados inéditos sobre os números de pedidos, tíquete médio e variações reais das vendas do setor. O varejo paulista ampliado, incluindo venda de automóveis, veículos e combustíveis, deve ter faturado cerca de R$ 350 bilhões entre janeiro e agosto de 2015, sendo que o e-commerce representou 2,6% do total, o que caracteriza um faturamento de R$ 9 bilhões. No período, foram efetuados 25,1 milhões de pedidos, com tíquete médio de R$ 359 em todo o Estado de São Paulo. 

Dando continuidade ao evento, foi abordado o tema “A economia Digital: realidades, mitos e tendências para o e-commerce nos próximos 5 anos”, que foi debatido por André Dias, diretor-executivo da E-bit / Buscapé e Leandro Alves, gerente shopper Experience no e-facil.com.br. De acordo com os especialistas, há muito espaço para o e-commerce no Brasil, porém a profissionalização no setor é necessária. O e-commerce não é apenas simples e barato, é preciso recurso para manter a infraestrutura de uma loja virtual. Investir em marketing para atrair novos clientes é essencial. 

Já Guilherme Stocco, Diretor de Estratégia e Inovação do Banco Original, encerrou a programação com o painel “Quais as inovações irão revolucionar as relações comerciais e financeiras nos próximos anos”. Segundo Stocco, as novas tecnologias e a chamada inteligência artificial têm mudado o modo de pensar de grandes corporações. Utilizar o espaço virtual e o mobile como ferramenta de marketing, além da estratégia de descentralização e ações diferenciadas, tem garantido cases de sucesso, como Facebook, WhatsApp, Starbucks entre outros. 

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