Nestas Festas prepare uma ceia diferente e deliciosa com o alho negro

 

O alho negro é tão versátil quanto o alho comum, e fácil de aplicar a uma variedade de receitas.

Com a chegada de dezembro, também chegam as festas, confraternizações e a preparação para a ceia de Natal e Ano Novo. Não tem melhor época do ano para exibir suas habilidades na cozinha com receitas únicas e saborosas. E se você ainda não parou para planejar a ceia, ou não sabe como sair daquela mesmice de todo ano, existe uma solução muito simples para isso: o alho negro.

Se ainda não teve a oportunidade de experimentar o alho negro, não se preocupe! Esta iguaria é tão versátil quanto o alho comum, e é fácil de aplicá-lo a uma variedade de receitas. Mas não se engane, apesar disto, o alho negro tem uma singularidade no sabor como nenhum outro. Ele é adocicado, levemente picante e possui notas de Umami.

Ao contrário do que muitos pensam à primeira vista, o alho negro não se trata de uma espécie exótica de alho. Ele é produzido a partir de um processo de fermentação, onde o alho é submetido a condições de temperatura (de 65°C a 80º C) e umidade controladas.

Diferente da sua versão comum, o alho negro tem uma textura macia, que lembra tâmara, onde você pode facilmente desmanchá-lo e/ou espalhá-lo com uma faca. Dica rápida: Faça uma pasta com alho negro e maionese (acrescente pimenta ou ervas secas se preferir), passe no pão normal ou torrado e pronto, você terá um lanche rápido e delicioso.

O alho negro combina muito bem com carnes, massas, risotos, pizzas, hambúrgueres, sopas, saladas, e até em coquetéis e sorvetes. Portanto, quando pensar em surpreender alguém com suas receitas, experimente adicionar este ingrediente, você logo notará uma diferença e uma explosão de sabores no seu prato.

Confira sugestões de receitas incríveis para servir neste Natal e Ano Novo:

Bacalhau confitado com legumes e alho negro

Ingredientes

– 800g de Bacalhau em postas
– 50g de Alho Negro do Sítio
– ½ maço de Brócolis comum
– 200g de Pimenta Cambuci
– 4 Cebolas médias
– 2 caixas de Tomate Cereja (aproximadamente 360g)
– 1 bulbo de Alho Roxo
– 900ml de Óleo de Girassol
– 200ml de Azeite
– 2 folhas de Louro
– 3 ramos de Alecrim
– 2 ramos de Tomilho
– Q.B. Salsinha
– Q.B. Azeite de Alho Negro

Modo de preparo

BACALHAU

Em uma panela média, coloque o óleo de girassol, o azeite, 1 ramo de tomilho, 1 ramo de alecrim, as folhas de louro, a cabeça de alho roxo cortada ao meio e coloque para aquecer. Disponha as posta de bacalhau, de preferência sem espinhos, os tomates cereja (podem ser vermelhos e amarelos) e a metade da cabeça de alho roxo. Coloque os Alhos Negros na metade do cozimento.

OBS.: O óleo não pode aquecer muito e deve manter uma temperatura até 70°. Para isso, mantenha o fogo bem baixo. Dica: controle a temperatura com a ponta do dedo mergulhada no óleo por pelo menos 5 segundos. Você verá pequenas bolhinhas durante o processo. Deixe cozinhar por 10 a 15 minutos. Após isso, retire o bacalhau com cuidado para não desmanchar e coloque sobre um papel toalha. Retire também os tomates e o alho roxo, reserve, retire as ervas e por último o Alho Negro do Sítio. Dica: Guarde o óleo aromatizado para futuras preparações!

LEGUMES

Corte as cebolas em pétalas (8 partes), escalde o brócolis em água quente por 1 minuto, corte a pimenta Cambuci ao meio e as pimentas dedo de moça em rodelas. Em uma assadeira, regue azeite generosamente e disponha os legumes. Adicione 1 ramo de tomilho, sal a gosto, os dentes de alho roxo da outra metade da cabeça, regue com azeite e leve ao forno até dourarem.

Cozinhe as batatas em água fervente por 5 minutos e espalhe-as em outra assadeira untada. Coloque sal a gosto, desmanche 1 ramo de alecrim por cima e regue com Azeite de Alho Negro. Coloque no forno até ficarem bem douradas.

MONTAGEM

Opcional: antes de servir, coloque azeite em uma frigideira e grelhe as postas de bacalhau dos dois lados até dourarem. Doure também a metade da cabeça de alho roxo.

Em um prato grande ou em uma travessa, coloque o brócolis e por cima as posta de bacalhau. Em volta, disponha as batatas, o tomate cereja, os legumes, espalhe os dentes de Alho Negro do Sítio e finalize generosamente com o Azeite de Alho Negro. Sugestão: substitua o brócolis ou adicione ao prato folhas de taioba puxadas no azeite e alho.

Risoto de abóbora Kabocha, cogumelos e alho negro

Ingredientes

Risoto

– 300g abóbora descascada, cortada em cubos pequenos
– 1/2 cebola picada
– 2 dentes alho picados
– 1 colher (sopa) de manteiga
– 200g cogumelo shiitake fatiados
– 50g alho negro descascado premium da Alho Negro do Sítio
– 2 xícaras chá de arroz arbóreo
– 70g queijo parmesão
– 1 litro caldo de legumes ou até dar o ponto do arroz
– Azeite de Alho Negro a gosto para regar no prato
– Sal a gosto
– Pimenta do reino a gosto
– Salsinha fresca picada

Caldo de legumes

– 1 cebola
– 1 cenoura
– 1 aipo
– 3 folhas de louro
– 5 grãos de pimenta do reino

Modo de Preparo

Primeiro, vamos preparar o caldo de legumes. Corte a cebola, cenoura e o aipo em pedaços grandes. Não é necessário descascar. Coloque todos os legumes numa panela e cubra com 1 litro de água. Adicione as folhas de louro e os grãos de pimenta do reino. Deixe ferver por 5 minutos para apurar o sabor e depois mantenha em fogo baixo enquanto prepara o risoto.

Em uma outra panela, aqueça o azeite e refogue uma pequena parte do alho e cebola cortados em cubos pequenos, junte os cogumelos fatiados e grelhe até ficar macio. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto.

Descasque a abóbora Kabocha, retire as sementes e corte em cubos pequenos.

Numa outra panela, aqueça novamente o azeite e frite o restante do alho junto com a cebola. Acrescente a abóbora Kabocha preparada previamente, tempere com sal e pimenta do reino e deixe cozinhar em fogo médio por 10 minutos, até que a abóbora fique bem macia e comece a desmanchar, virando um purê.

Acrescente o arroz arbóreo e deixe fritar alguns minutos.

Vá acrescentando conchas de caldo de legumes aquecido aos poucos e mexendo sempre. Quando secar, acrescente mais uma concha do caldo e assim por diante.

Quando o arroz chegar no ponto al dente, adicione o queijo parmesão, o alho negro cortados ao meio e a manteiga. Misture bem e acrescente a última concha de caldo de legumes.

Mexendo sempre, deixe a mistura ficar bem cremosa e acerte o sal e a pimenta do reino.

Sirva em seguida dispondo acima os dentes de alho negro picados, os cogumelos grelhados previamente, salsinha fresca picada e o queijo parmesão ralado. Finalize com um fio de azeite de alho negro. Bom apetite!

Bruschetta com alho negro

Numa tigela, junte os tomates em cubinhos e os dentes de alho negro amassados ao azeite, e misture bem. Acrescente o manjericão, o orégano e o sal a gosto e mexa novamente. Coloque a mistura por cima das fatias de pão já dourados. Você também pode adicionar queijo parmesão ralado e retornar as bruchettas ao forno para esquentar o tomate em cubinhos e derreter o queijo.

Caso prefira, substitua os dentes de alho negro pela Pasta de Alho Negro ou Geleia de Alho Negro. Fica uma delícia!

Patê de frango com alho negro

Quando seus convidados chegarem, sirva este delicioso patê de alho negro com torradinhas.

Em uma tigela, coloque azeitonas, tomates e cebolas roxas picadas, cenoura ralada, e frango cozido desfiado e temperado a gosto. Adicione a maionese misturada com dentes de alho negro amassado, azeite, sal e pimenta. Mexa bem todos os ingredientes até chegar numa consistência cremosa. Leve a geladeira por 1 hora antes de servir.

O que achou das nossas sugestões?

Nos permita fechar com mais uma última dica: Adquira o Molho de Alho Negro ou o Pesto de Alho Negro, e regue seu peru de Natal com esses produtos artesanais, ou até mesmo no lombo de porco assado no forno. Ele ficará suculento, a carne macia e ninguém irá resistir ao seu prato. Agora é só colocar a mão na massa (e no alho negro!) e boas festas!

Para comprar o alho negro e diversos outros produtos com a iguaria, acesse: https://alhonegrodositio.com.br/

 

#AlhoNegrodoSitio
#Natal
#AnoNovo
#alhonegro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*