Jovens da comunidade do Chuvisco na final da 7ª edição do Chef Aprendiz

Final da 7ª edição do Chef Aprendiz reúne os vinte alunos em competição final que possibilita conquista de vagas de emprego.

No Instituto de Artes Culinárias Le Cordon Bleu de São Paulo jovens da comunidade do Chuvisco competirão pelo melhor menu. Crédito: Rafael Coelho Martinez

Evento acontece na sede da mais importante escola de gastronomia do país, com time de jurados composto por chef e empresários renomados do setor. Projeto garantiu vagas de emprego a quase 90% dos 89 jovens que fizeram o curso.

Uma competição gastronômica emocionante está agendada para o próximo dia 21 de novembro, às 12h no Instituto de Artes Culinárias Le Cordon Bleu de São Paulo: vinte jovens da comunidade do Chuvisco (Zona Sul de São Paulo) estarão frente a frente com 10 jurados para competirem pelo melhor menu completo e, individualmente, melhor entrada, prato principal e sobremesa. Em um primeiro momento, os melhores colocados recebem oportunidades de entrevistas para vagas de emprego, tendo a chance de trabalhar pela primeira vez em uma cozinha profissional e ter ainda mais aprendizados ao longo da jornada. Porém, todos os jovens que querem seguir esta carreira ficam em contato com a equipe do projeto para possibilidades de novas vagas.

Crédito: Rafael Coelho Martinez

Fechado para convidados por conta dos protocolos e orientações contra a COVID, este é o evento de encerramento da 7a edição do projeto Chef Aprendiz, que contou com a parceria da ONG Alquimia, onde vinte jovens, tiveram a chance de cursar aulas teóricas e práticas sobre técnicas básicas de cozinha, história da gastronomia, alfabetização emocional, sustentabilidade, autodesenvolvimento, eventos beneficentes, preparo para a vida e mercado de trabalho.

Neste ano, a unidade paulista da escola culinária Le Cordon Bleu, instituição francesa com 125 anos de tradição, entra como parceira e vai sediar a disputa final, com um time de jurados formado por chefs de cozinha e donos de restaurantes, como o chef Patrick Martin (Le Cordon Bleu Brasil), a chef Renata Braune (Le Cordon Bleu São Paulo), William Ymamura (Kosho), Carlos Claro (Tartuferia San Paolo), Georges Barakat (Shahiya), Gabriela Herculani (Nico Pasta e Basta), Roberto Ng (Sushi Papaya), e a convidada especial, Carla Araújo Sautchuk (Comgás). Os jurados oferecem vagas de empregos para os jovens que querem iniciar uma carreira como auxiliar de cozinha.

O Chef Aprendiz vai muito além de projeto de gastronomia e inserção socioeconômica para jovens em situação de vulnerabilidade social. “O objetivo é principal é desenvolver pessoas e empoderar seres humanos usando a gastronomia como principal ferramenta”, explica Beatriz Mansberger, criadora do projeto. “São cinco meses que, além de aulas diretamente relacionadas ao mercado gastronômico, os jovens têm dinâmicas de autoconhecimento, oficinas de alfabetização emocional, educação financeira e muitas outras oficinas que enxergam esses jovens como um todo”, completa.

O Chef Aprendiz celebrada cinco anos em 2020 além de importantes conquistas. Em 2019, a Comgás foi a primeira empresa a patrocinar via Proac icms a edição Capão Redondo e, em 2020, entrou também como patrocinador master da 7ª edição, na região do parque Chuvisco. A Kikkoman e Wickbold também estão entre os patrocinadores desta edição e entre os apoiadores, estão Philadelphia e o próprio Le Cordon Bleu São Paulo, uma grande novidade para os jovens que poderão conhecer a escola e colocar a mão na massa para preparar seus cardápios das provas finais desta edição do projeto Chef Aprendiz.

Atualmente, alguns dos parceiros que contam com ex alunos do projeto em suas cozinhas são: Tartuferia San Paolo, Restaurante Casa Santo Antônio, Padoca do Maní, Pati Piva, Enoteca Saint Vinsant, Hotel Emiliano, Hotel Intercontinental, Palácio Tangará, Cheftime, Confeitaria Christina, Condessa Bistrô, Nossa Casinha, Ráscal e Brazuca.

Como contribuir

Existem diversas formas para empresas e pessoas físicas contribuírem com o projeto:

Empresas podem convidar o Chef Aprendiz para montar o Catering com Propósito” de seus eventos, jantares ou brunches. Sob coordenação dos chefs Carolina Perez e Guilherme Cardadeiro, os jovens e auxiliares preparam e servem deliciosos pratos e aperitivos adequados às necessidades de cada evento. Empresas podem ainda patrocinar ou apoiar o projeto, por meio de aporte de verba de marketing ou via leis de incentivo, e contribuir financeiramente para a realização das edições periódicas do projeto nas comunidades que custam cerca de R$ 250 mil cada edição.

Para pessoas físicas, uma das formas de ajudar é participando dos jantares beneficentes, periodicamente realizados e divulgados nas redes sociais do Chef Aprendiz – o lucro do evento é destinado ao projeto e os jovens do projeto participam tanto na cozinha quanto no salão. Outra opção é ser voluntário e doar o que têm de melhor e mais valioso: conhecimento e tempo. Para pessoas físicas, é possível ser doador diretamente pelo site.

Serviço:

Final da edição Chef Aprendiz Chuvisco

Dia: 21/11

Horário: 12h às 15h

Local: Le Cordon Bleu São Paulo

Endereço: R. Natingui, 862 – 1° andar – Vila Madalena

#InstitutodeArtesCulinariasLeCordonBleudeSaoPaulo #ChefAprendiz #LeCordonBleu #comunidadedoChuvisco

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*