Fundación MAPFRE se une à Gastromotiva no combate à fome

 

Parceria distribuirá mais de 700 mil refeições para pessoas em situação de insegurança alimentar.

Cozinhas Solidárias irão produzir e distribuir gratuitamente mais de 450 mil refeições.

117 milhões de brasileiros encontraram-se com algum grau de insegurança alimentar no último ano. Desses, 19 milhões vivem em situação de fome desde o início da pandemia (Rede Pessan, 2021). Para contribuir na resolução dessa desafiadora realidade, a Fundación MAPFRE se juntou à Gastromotiva, organização que utiliza a gastronomia como ferramenta de transformação social através dos seus projetos de educação, inclusão, garantia do direito humano à alimentação adequada e combate ao desperdício de alimentos. Durante os próximos dez meses, as duas instituições promoverão uma série de ações visando o combate à fome no Brasil.

A primeira ação em conjunto entre as organizações será a abertura e manutenção de 30 Cozinhas Solidárias da Gastromotiva nas cidades do Rio de Janeiro, Curitiba, São Paulo e Manaus. Conduzidas por cozinheiros sociais – alunos da Gastromotiva, microempreendedores, coletivos e movimentos locais – essas cozinhas irão produzir e distribuir gratuitamente mais de 450 mil refeições para pessoas em situação de insegurança alimentar. Os cozinheiros participarão da Formação em Empreendedorismo e Negócios Sociais da Gastromotiva para seguirem com seus próprios negócios de impacto social após o término do programa. Durante o curso, os alunos contam com uma bolsa-auxílio para acompanharem as aulas.

A parceria ainda contempla ações no Refettorio Gastromotiva com a produção de 135 mil refeições na cozinha do espaço, que serão distribuídas na região central do Rio de Janeiro, a doação de 4.200 cestas básicas para o Banco de Alimentos Gastromotiva e a realização de oficinas de reaproveitamento de alimentos. Ao final dos dez meses, somando todas as ações, o equivalente a mais de 700 mil refeições terão sido distribuídas pelo país.

“Garantir a segurança alimentar e nutricional da população é combater causas estruturais da pobreza, auxiliando no desenvolvimento da sociedade. Além das ações com a Gastromotiva, essa parceria também oferecerá aos colaboradores da MAPFRE a oportunidade de atuarem como voluntários nesse projeto, para que eles possam se sentir parte dessa mudança social,” analisa Fátima Lima, diretora de sustentabilidade da Fundácion MAPFRE.

“Estamos muito felizes e gratos com a nossa parceria com a MAPFRE. Além de ser o primeiro aporte de um parceiro para nossas três frentes de atuação, também contaremos com os colaboradores da empresa colocando a mão na massa como voluntários. Mais do que apoiar a organização, isso significa promover a transformação, começando dentro de casa. E isso tem tudo a ver com os nossos valores”, comenta David Hertz, cofundador e presidente da Gastromotiva.

#FundacionMAPFRE
#Gastromotiva
#CozinhasSolidarias
#RefettorioGastromotiva
#MAPFRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*