Empregos: melhor 1º semestre desde 2013

No entanto, o resultado setorial de junho ficou no negativo.
 
Foto: Rafael Neddermeyer / Fotos Públicas

A movimentação do mercado de trabalho com carteira assinada no comércio varejista de vidros, tintas e materiais de construção da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) foi positiva em 814 vagas no primeiro semestre de 2019, conforme estudo do Departamento de Economia e Pesquisa do Sincomavi, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Esse resultado, proveniente de 13.756 admissões e 12.942 desligamentos no período, é o melhor desde 2013, quando 1.080 vagas foram criadas. Apenas como contraposição, no ano passado ocorreu uma perda de 675 vínculos nos primeiros seis meses do ano.

Geração de vínculos no varejo de materiais de construção da RMSP – 1° semestre


Fonte: CAGED
 
Já o desempenho de junho se mostrou praticamente estável. “Foram apenas 26 vagas a menos”, comenta o economista Jaime Vasconcellos. No acumulado do ano há destaque para o varejo de ferragens, madeira e materiais de construção, com +624 empregos. Em 12 meses, de julho de 2018 a junho de 2019, observa-se a perda de 72 postos de trabalho. Neste sentido, os comportamentos opostos estão no varejo de tintas e materiais para pintura (+175 vagas) e varejo de materiais de construção (-249 vagas).

Saldo do emprego com carteira assinada 
 
O Departamento de Economia e Pesquisa do Sincomavi tem analisado nos últimos meses o processo de recuperação nos níveis de emprego do setor. “Ainda que esteja em estágio inicial, os dados semestrais nos mostram que essa reação do mercado de trabalho é real”. Segundo Jaime, o segmento está em consonância ao cenário nacional dos números do CAGED e ao todo em relação à economia brasileira, que mesmo timidamente, mostra alguma evolução. “O emprego formal, como esperado, é movimento posterior aos resultados da venda do setor, que em nosso caso é crescente em 2019”, ressalta. A queda na taxa de desocupação, inflação baixa e redução dos juros têm auxiliado a entender este cenário. Como são realidades que se manterão, a tendência é continuidade positiva para os próximos meses.
 
#Empregos #CAGED #RMSP #Sincomavi

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*