Agentes de viagem argentinos participaram, na última semana, de workshop promovido em Córdoba pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), em parceria com a Embaixada do Brasil na Argentina e Comitê Visite Brasil.
Durante o Workshop da Asociación Cordobesa de Agencias de Viaje (Acav), o Instituto, por meio do Escritório Brasileiro de Turismo (EBT) Argentina, mostrou aos 45 participantes do evento os atrativos turísticos no Brasil, com destaque para a Região Nordeste. A estratégia de participação no evento foi de apoiar a principal associação de Córdoba, capacitar os agentes e realizar o mapeamento do trade turístico do interior do país.
“A Argentina se consolida como o maior emissor de turistas, com quase 30% dos visitantes que vêm ao Brasil. Divulgar as belezas naturais e da riqueza cultural do Nordeste brasileiro é de grande importância para a Embratur, que visa intensificar o fluxo turístico para a região”, destaca o presidente do Instituto, Vicente Neto.
Os argentinos estão escolhendo cada vez mais as praias nordestinas de Pernambuco, do Rio Grande do Norte e do Ceará, principalmente depois do lançamento de voos diretos de Buenos Aires para Fortaleza (Gol), Recife (TAM) e Salvador (Aerolíneas Argentinas e Gol).
Em todos os países da América do Sul, a estratégia promocional do Brasil se sustenta na formação de “Comitês de Promoção”, constituídos pelas principais operadoras e companhias áreas. Das 22 empresas do Comitê Visite Brasil da Argentina, criado em 2001, cinco têm sede em Córdoba: Delfus, Bombini, Juan Toselli, Top Dest e Juliá. Além disso, voos direto ligam a cidade de Córdoba a São Paulo, totalizando 9 frequências semanais.