Criogênesis indica cuidados para gestantes e bebês durante o inverno

Orientações visam prevenir que pessoas desse grupo se contaminem com possíveis doenças recorrentes da época.

No inverno cuidado e atenção precisam ser redobrados no que diz respeito a gestantes, bebês e crianças.

Com a chegada da estação mais fria do ano e, consequentemente, com o tempo mais frio e seco, é comum que algumas pessoas contraiam algum tipo de doença típica do período, como gripes e resfriados. Por isso, todo cuidado e atenção precisam ser redobrados, principalmente no que diz respeito a gestantes, bebês e crianças.

Diante disso, o Dr. Renato de Oliveira, ginecologista e obstetra da Criogênesis, dá algumas dicas de como se prevenir ao longo da temporada. “Antes de mais nada, é importante ressaltar que essa estação é bem mais agradável para as grávidas, especialmente as que estão em reta final de gestação, uma vez que auxilia na redução dos inchaços, maior facilidade na hora de dormir, entre outros benefícios”, informa o médico.

Por outro lado, o período também pode acarretar no agravamento de doenças respiratórias, como asma, bronquite e pneumonia. Sendo assim, é muito importante lavar as mãos regularmente, vacinar-se contra a gripe, bem como, abrir portas e janelas e evitar lugares com grandes aglomerações .

Além disso, prestar atenção na pressão arterial é fundamental, uma vez que os vasos sanguíneos se comprimem para que o corpo se mantenha sempre aquecido, aumentando o risco de pré-eclâmpsia, doença que pode levar a complicações da saúde da mãe e do bebê.

Conhecidos por acabar com os sintomas de gripes e resfriados, os antigripais podem ser encontrados facilmente em qualquer drogaria, no entanto, são totalmente contraindicados para as gestantes. “Em casos de mal-estar, o mais recomendado é que a gestante se dirija a unidade de saúde mais próxima, para que seja feita uma avaliação e posteriormente, a indicação do melhor tratamento”, sugere o Dr. Renato.

Já quando se trata dos bebês, os cuidados são outros. O indicado é que os banhos sejam rápidos e que a água esteja em torno de 37° graus, para evitar um choque térmico quando a criança entrar na banheira. Retirar todos os resíduos de sabão também é necessário como prevenção ao ressecamento da pele.

Colocar roupas quentes, como bodies de malha macia seguido por camadas, como um macacão de plush, um casaco de lã ou uma manta leve, também são algumas sugestões. Porém, é importante tomar cuidado para não os aquecer demais. Se a criança ficar vermelha ou transpirar, deve-se retirar algumas peças e medir sua temperatura após 30 minutos.

“Outro ponto que precisa ser levado em consideração é a questão das visitas. É normal que parentes e amigos queiram conhecer o recém-nascido e nesses casos, é fundamental que os pais se certifiquem que todos estejam saudáveis para que evitem contaminar o bebê”, finaliza o Dr. Renato de Oliveira.

#Criogenesis #ginecologista #obstetra #preeclampsia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*