Como usar os diferentes tipos de fotoprotetores

Existem fotoprotetores no mercado nos mais diversos formatos: cremes, pó, bastão, spray, entre outros. A especialista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dra. Paola Pomerantzeff, traz algumas dicas de como aplicar e potencializar a proteção contra os perigos da radiação solar.

Existem diferenças o uso de cada tipo de protetor solar. Aprenda como usá-los e curta o Verão!

O filtro solar é ferramenta indispensável na luta contra o câncer de pele, incluindo o melanoma, sua forma letal. Hoje em dia temos diversas opções de fotoprotetores no mercado, incluindo aqueles em formato de bastão e spray, por isso é necessário ter certeza de que eles estão sendo usados de forma eficiente. “O ideal é o uso do fotoprotetor em loção, pois fica mais fácil dosar a quantidade ideal do produto para o rosto. Assim como qualquer protetor solar, os sprays e bastões precisam contar com FPS mínimo de 30. Além disso, o ideal é que os produtos sejam de amplo espectro, ou seja, aqueles que protegem tanto contra os raios UVA quanto raios UVB”, afirma a Dra. Paola Pomerantzeff, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

O protetor solar em bastão possui a preferência das pessoas que prezam pela praticidade, já que o produto costuma ser pequeno, cabendo em qualquer bolsa. É indicado também para quem pratica esportes ao ar livre, pois a maioria dos produtos são resistentes à água, não escorrem e não causam ardência aos olhos. “O filtro solar em bastão deve ser aplicado em todo o corpo e não só no rosto, como faz grande parte das pessoas. Além disso, é necessário passar o bastão repetidas vezes em cada área do corpo, para certificar que a quantidade ideal está sendo utilizada. A reaplicação a cada duas horas também é obrigatória”, ressalta a dermatologista. “Em exposição solar direta, esse tipo de produto não é o mais indicado, pois é realmente mais difícil dosar o que seria equivalente a uma colher de chá para o rosto”, diz a médica.

O protetor solar em spray, por sua vez, facilita a espalhabilidade, mas também precisa ser usado com sabedoria, como explica a Dra. Paola: “Ele precisa ser passado em movimentos circulares e como se você estivesse pintando algo com tinta spray, para cobrir cada pedacinho de pele. Quanto à quantidade, o ideal é usar a regra da colher de chá: rosto, cabeça e pescoço devem receber 1 colher de chá de filtro solar cada um. Tronco e costas, duas colheres cada. Braços, 1 colher cada um deles. Já as pernas e coxas, 2 colheres cada”, explica.

O ideal é procurar um protetor que, além da eficiência contra os raios UV, seja compatível com o seu tipo de pele e garanta aplicação adequada. “Se a sua pele é oleosa, prefira os produtos em gel, com toque seco ou efeito mate. Em caso de pele mais madura ou ressecada, os protetores em creme são mais benéficos, pois são mais hidratantes”, recomenda a especialista.

Por fim, a Dra. Paola ressalta que independentemente do tipo de filtro solar usado, em caso de exposição solar, o produto deve ser reaplicado a cada duas horas ou imediatamente após nadar ou suar. “Como nenhum filtro solar bloqueia 100% dos raios nocivos do sol, também é importante procurar sombra e usar roupas de proteção sempre que possível, incluindo chapéu de aba larga e óculos de sol com proteção UV”, finaliza.

QUEM É A DRA. PAOLA POMERANTZEFF

Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. Site: http://www.drapaola.me/

#filtrosolar #protetorsolar #fotoprotetor #deapaolapomerantzeff #sociedadebrasileiradedermatologia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*