Belas Artes À La Carte celebra nascimento de Bergman com a exibição de “A Flauta Mágica”

Versão fílmica da ópera homônima repleta de simbolismos maçônicos de Mozart.

A programação da próxima semana do À La Carte, streaming do Petra Belas Artes, celebra um dos maiores diretores de todos os tempos: o sueco Ingmar Bergman. Nascido em 14 de julho de 1918 em Uppsala, ao norte de Estocolmo, o cineasta ganhou inúmeros prêmios no teatro e no cinema, incluindo Oscar, Bafta, e diversos outros em Cannes, Berlim e Veneza.

No À La Carte, a partir do dia 15 de julho, próxima quinta-feira, os assinantes poderão conferir uma de suas obras primas: “A Flauta Mágica”, de 1975. Indicado ao Oscar de Melhor Figurino e ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, o longa é uma adaptação da última ópera de Mozart.

SINOPSE

Versão fílmica da ópera homônima repleta de simbolismos maçônicos de Mozart. A Rainha da Noite (Birgit Nordin) oferece sua filha, Pamina (Irma Urrila), a Tamino (Josef Köstlinger), um andarilho encontrado na floresta pelo servo da rainha, Papageno (Håkan Hagegård). Porém, para isso, Tamino precisa trazê-la de volta de seu pai e sacerdote que só pratica o bem, Sarastro (Ulrik Cold), alegando que ele a sequestrou. Ambicionando o poder de Sarastro, a Rainha da Noite oferece uma flauta mágica a Tamino e sinos mágicos a Papageno, enviando os dois em uma jornada de amor e autoconhecimento.

CURIOSIDADES:

Indicado ao Oscar de Melhor Figurino e ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, “A Flauta Mágica” é uma adaptação da última ópera de Mozart. Os atores Liv Ullmann e Erland Josephson, o diretor de fotografia Sven Nykvist e o diretor Ingmar Bergman podem ser vistos na platéia durante a abertura do filme; O filme, que originalmente foi feito para a TV, teve a primeira trilha sonora gravada em estéreo para uma produção televisiva.

SERVIÇO:

A Flauta Mágica

Suécia, 1975, Comédia, 135min, livre

Direção: Ingmar Bergman

Elenco: Ulrik Cold, Josef Köstlinger, Irma Urrila

#AFlautaMagica #IngmarBergman #Belas Artes À La Carte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*