A paixão de Sarah Menezes pelo litoral do Piauí

Primeira atleta brasileira de judô a conquistar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, Sarah repõe as energias na praia de Atalaia, litoral do estado.

A judoca Sarah Menezes aproveitando o verão nas praias no litoral do Piauí. Foto: Arquivo pessoal.
A judoca Sarah Menezes aproveitando o verão nas praias no litoral do Piauí.

Por Fernanda de Lima | MTur/ASCOM 

Uma das grandes revelações do Judô feminino, Sarah Menezes, de 25 anos, não perde a chance de recarregar as energias nas areias de Luís Correia, um dos quatro municípios litorâneos do Piauí. É na Praia de Atalaia, um dos cartões postais da cidade, que ela descansa na sombra dos coqueiros, sente a brisa do mar e contempla a natureza.

Nascida em Teresina, Sarah se vê como uma típica mulher nordestina, com determinação e sensibilidade na medida certa. “A minha terra é caracterizada por pessoas que têm força para lutar, por isso me considero uma verdadeira nordestina nos tatames e na vida”, diz.

Aos turistas, Sarah indica o pôr do sol no Parque Ambiental Encontro dos Rios, onde é possível contemplar o encontro das águas escuras do rio Poti e as águas barrentas do rio Parnaíba. Também recomenda uma visita ao Parque Zoobotânico de Teresina, área de preservação que reúne animais de várias partes do mundo. Entre um passeio e outro, porém, sugere experimentar pratos típicos da região, à base de frutos do mar, e a famosa cajuína, uma bebida feita a partir do suco de caju.

Sarah está empolgada com a Olimpíada no Brasil. “Competir no meu país é uma oportunidade de troca cultural entre os turistas de todo o mundo e os brasileiros”, diz. “Estou muito feliz”, disse. Assim que tiver uma oportunidade, afirma, deseja conhecer Fernando de Noronha (PE), Jericoacoara (CE) e Bonito (MS).

Sarah foi a primeira atleta brasileira a alcançar uma medalha de ouro na história do judô feminino, nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012. A judoca também garantiu o terceiro lugar em três mundiais. Este mês, Sarah conquistou mais um bronze, em uma competição de Judô no Japão.
 
Ano Olímpico do Turismo
 
É uma ação do Ministério do Turismo que visa projetar o Brasil durante o evento, revelando os destinos do país, a hospitalidade do brasileiro e a qualidade dos nossos atrativos. Entre as iniciativas destacam-se a qualificação de profissionais nas cidades que sediarão o futebol e a conquista da isenção de vistos a turistas estrangeiros, sancionada pela presidenta Dilma.
 
O revezamento da tocha pelo país
 
A tocha vai passar por mais de 300 cidades brasileiras promovendo os destinos turísticos e a cultura do país. No Piauí, além da capital Teresina, a tocha passará por Parnaíba, Piracuruca, Piriri, Campo Maios, Altos e pelo Parque Sete Cidades. Conheça o caminho do fogo olímpico e as cidades onde haverá celebração.

Comentarios fechados.