WebMotors supera marca dos 115 mil inscritos no YouTube com estratégia de Branded Content

Marca é a 5ª no país com maior número de inscritos no canal oficial, segundo levantamento realizado pela Socialbakers.

Marca é a 5ª no país com maior número de inscritos no canal oficial, segundo levantamento realizado pela Socialbakers.

A WebMotors, maior site de classificados do segmento automotivo, está celebrando mais uma importante marca: seu canal no YouTube, no ar desde outubro de 2006, já soma mais de 115 mil inscritos. A inscrição significa uma opção totalmente voluntária do usuário de receber notificações sempre que um novo vídeo é publicado. Toda semana, sempre às terças-feiras, uma nova produção é publicada com assuntos voltados ao mundo automotivo. Os vídeos do canal já tiveram mais de 27,6 milhões de visualizações.

De acordo com dados da Socialbakers, referência mundial de mensuração e análise de resultados nas Redes Sociais, a WebMotors se consolidou entre os cinco canais com mais inscritos no Brasil. A WebMotors também tem presença marcante em outras redes sociais, são aproximadamente 45 mil seguidores no Twitter e mais de 2 milhões de fãs no Facebook. Dois vídeos já se tornaram virais no Facebook este ano. Juntos foram vistos por mais de 11 milhões de pessoas.

Para o coordenador de comunicação da WebMotors, Rodrigo Ferreira, os bons números em vídeos se devem a uma estratégia de criação de conteúdo focada no consumidor.  “O internauta que compra e troca de carro busca cada vez mais por informações em vídeo, seja para conhecer mais sobre um automóvel de desejo ou para acompanhar as novidades do setor. Por isso, há pouco mais de dois anos, decidimos investir em uma produção de conteúdo regular para o YouTube e, mais recentemente, para outras redes, como o Facebook e o Daily Motion”, explica. 

Coberturas

A WebMotors conta com uma equipe de jornalistas responsáveis pela elaboração e apresentação do conteúdo. Os temas incluem testes de veículos, cobertura dos principais salões de automóveis do mundo, personagens interessantes, histórias curiosas e especial atenção aos assuntos que estão em alta. Ferreira reforça que, além de apostar em uma linguagem ágil, jovem e com identidade própria nos vídeos, o site também se preocupa em criar uma relação de proximidade com os inscritos.

“Procuramos responder a todos os comentários, já abordamos vários temas que foram sugeridos pelos nossos espectadores e hoje temos defensores da nossa marca. Uma parte importante da estratégia foi manter a mesma produtora, a Bufalos, que é especializada neste segmento. Assim, conseguimos estabelecer uma mesma linguagem e criar um estilo próprio de apresentar os vídeos”.  Com a estratégia, o canal cresceu 274% no número de inscritos em 2014 e este ano já soma mais 28 mil novos seguidores.

Um dos campeões de audiência no YouTube foi o vídeo “Quanto custa um carro usado nos Estados Unidos”, postado em 5 de agosto de 2014, que tratava das diferenças de preços de um carro de luxo no Brasil e nos Estados Unidos, com 369.937 visualizações até o momento. Em seguida vêm “VW Fusca elétrico 1963 – Teste exclusivo WebMotors”, de 2 de setembro de 2014 e com 314.477 views, e “Como pintar as rodas do carro com R$ 110”, enviado em 19 de novembro de 2013 e assistido 305.239 vezes.

Também foram destaque nesses índices, dois virais da WebMotors no Facebook: O post do vídeo “Quanto custa um carro em Londres?” foi publicado em 7 de abril, visto por mais de 7,7 milhões de pessoas e mostrado na timeline de 16 milhões de usuários do Facebook. Mais de 183 mil pessoas compartilharam o vídeo e a WebMotors somou 60 mil curtidas. “Além de o tema ser interessante, estávamos no auge da crise econômica, com denúncias de corrupção, e a história mostrava justamente que é muito mais barato ter um bom carro na Inglaterra do que no Brasil. Isso gerou muito interesse do público”, comenta Ferreira.

O segundo vídeo viral foi “Quanto custa um carro nos EUA?”, de 14 de março, que foi assistido por mais de 4 milhões de pessoas, gerou 123 mil compartilhamentos e 56 mil curtidas.

Highlights

  • Segundo o Socialbakers, que faz a análise das redes sociais, a página da WebMotors no YouTube tem o quinto maior número de inscritos no país entre os canais de marcas
  • Além disso, o portal está em quadragésimo lugar no número de visualizações entre os maiores canais de marcas no YouTube no País
  • No primeiro semestre de 2015, a WebMotors teve uma média mensal de 832 mil visualizações em seus vídeos.
  • A taxa de retenção, ou seja, o número de pessoas que vê 100% dos vídeos do site é de 67%. Há apenas 1% de rejeição (like/ unlike)
  • No primeiro semestre de 2015, a WebMotors alcançou mais de 42 milhões de usuários no Facebook com os vídeos. Foram mais de 100 milhões de impressões no período
  • Nota: todos os números deste texto foram levantados na última semana de julho de 2015.

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