Você come para viver ou vive para comer?

Conheça alguns dos principais sabotadores do emagrecimento - e saiba lutar contra eles​.​

Conheça alguns dos principais sabotadores do emagrecimento – e saiba lutar contra eles​.​

Uma frase que costuma ser utilizada para ironizar o comportamento de amantes de uma alimentação intensa e até mesmo exagerada pode, na realidade, ser usada para uma séria autorreflexão: “você come para viver ou vive para comer?”. Para algumas pessoas, a comida não é apenas uma fonte de nutrientes que mantém o organismo funcionando normalmente; elas buscam saciar no alimento, o seu stress, cansaço, tristeza, insatisfação com a vida, solidão e por aí vai…

Cintia Seabra, master coach e psicóloga clínica que trabalha especialmente com esse público – que deseja emagrecer e já tentou de tudo mas que não obteve sucesso, – comenta que a vontade de comer está associada à fome de “alimentar a alma”, sintoma conhecido por quem busca na comida a possibilidade de preencher alguma lacuna da vida. “Pode parecer incrível, mas quem briga com o ponteiro da balança geralmente busca na comida o que está faltando em sua vida.

Cintia: o emagrecimento começa na cabeça.

Cintia: o emagrecimento começa na cabeça.

A especialista lembra que o emagrecimento começa na cabeça, e que, para obter sucesso nessa empreitada, é preciso conhecer seus principais vilões e saber como derrotá-los. “Emagrecimento é algo que envolve muito mais do que a parte física: ele é extremamente ligado ao psicológico e emocional de uma pessoa. Por isso digo que o emagrecimento começa na cabeça, afinal, a pessoa que deseja emagrecer precisa, antes de tudo, alinhar seus pensamentos, desejos e ações”, explica.

Segundo Seabra, dois dos principais sabotadores do emagrecimento são a ansiedade e a compulsão alimentar, “e, para não deixar com que eles atrapalhem seu desempenho, é preciso: aprender a equilibrar o seu emocional, resolver causas psicológicas que favorecem o sobrepeso/obesidade e gerenciar melhor a vida para que assim seja possível gerenciar bem o peso”, ressalta.

Sabendo dessas dificuldades e que nem sempre é fácil encontrar respostas para estas questões, Seabra investe no Coaching de Emagrecimento, que tem como objetivo fazer com que as pessoas entendam que emagrecer é muito mais do que uma questão física. “Dentre outros fundamentos, o Coaching é uma metodologia que reconhece que muitas dificuldades têm origem na mente, que esse é o ponto de partida para a resolução de muitos problemas e que as soluções estão dentro das pessoas, mas às vezes lhes faltam um ‘empurrão’ para elas a encontrarem – e o Coaching oferece esse auxílio”, comenta.

A profissional acredita que entender como a cabeça funciona é o primeiro passo para o processo de emagrecimento, e a ajuda de um bom coach garante que isso flua de uma maneira satisfatória e muito mais facilitada. Se livrar definitivamente dos quilos indesejados será apenas um dos grandiosos resultados deste desafio. Os outros resultados? Seabra explica: “Resgate da autoestima, ser admirada e elogiada pelas pessoas e o principal: Sentir que é ela que controla a comida e não mais a comida que controla sua vida, é impagável.”

SERVIÇO:

Cintia Seabra – Master Coach  e ​​Psicóloga Clínica

Site: osegredodoemagrecimento.com.br

e-mail: cintia@osegredodoemagrecimento.com.br

Comments are closed.